Novo laboratório reúne
Unicamp e Samsung

25/01/2013 - 16:32

/
Descerramento de placa: Fernando Costa e Yeun Bae Kim

Descerramento de placa: Fernando Costa e Yeun Bae Kim

Visita ao laboratório

Visita ao laboratório

Ricardo Dahab

Ricardo Dahab

Roberto Lotudo

Roberto Lotudo

Público presente na cerimônia

Público presente na cerimônia

Nesta sexta-feira (25), a Unicamp e a Samsung, líder global em eletrônicos de consumo e convergência digital, inauguraram um novo laboratório – alocado no prédio do Inovasoft, dentro da própria Unicamp – para desenvolvimento de projetos de pesquisa colaborativa. O espaço vai reunir os projetos cooperativos entre a Universidade e a empresa e tem o intuito de ampliar a sinergia entre os pesquisadores envolvidos e diferentes áreas de conhecimento. Para Roberto Lotufo, diretor executivo da Agência de Inovação Inova Unicamp, a construção do laboratório no ambiente acadêmico é benéfica para o desenvolvimento de pesquisas inovadoras. “Dentro da Unicamp, as empresas se beneficiam da proximidade com um ambiente dedicado a geração de conhecimento novo e a formação de recursos humanos. A Unicamp é tradicionalmente reconhecida por sua excelência no ensino e na pesquisa e por possuir uma sólida cultura inovadora, sendo a segunda instituição brasileira com maior número de depósitos de pedidos de patente”, afirma.

Vídeos - TV Unicamp
Fernando Costa - I
Fernando Costa - II
Ronaldo Pilli
Roberto Lotufo

A parceria Unicamp-Samsung engloba três projetos de pesquisa para o desenvolvimento de plataformas computacionais móveis, que estão sob a coordenação dos professores do Instituto da Computação da Unicamp (IC) – Anderson de Rezende Rocha, Guido Araújo e Ricardo Dahab. Os convênios de colaboração entre o IC e a Samsung Eletrônica da Amazônia foram intermediados pela Agência de Inovação Inova Unicamp. De acordo com Lotufo, a Agência de Inovação apoia e estimula os pesquisadores interessados em realizar projetos colaborativos com a finalidade de gerar benefícios à sociedade. “O objetivo da Universidade realizar projetos de Pesquisa e  desenvolvimento (P&D) em parceria com empresas é possibilitar que resultados de pesquisas que possuam alto potencial inovador possam estar disponíveis à sociedade em forma de novos processos, produtos ou serviços”, afirma.

Para o reitor da Unicamp, professor Fernando Costa, é um privilégio para a Universidade ter em seu campus um laboratório destinado ao desenvolvimento de projetos de pesquisa em cooperação com uma empresa do porte da Samsung. “O novo laboratório permitirá uma maior interação entre os nossos professores, pesquisadores e alunos e os profissionais da área de pesquisa e desenvolvimento da empresa, o que será extremamente valioso para ambas as partes”, afirma. O reitor ainda ressalta que a maior beneficiada, no entanto, será a própria população. “Além de ter acesso aos produtos e serviços inovadores resultantes dessa parceria, a sociedade verá chegar ao mercado de trabalho jovens bem preparados e familiarizados com a realidade das grandes empresas”, ressalta.

A Unicamp foi escolhida pela Samsung para esta parceria justamente por ser considerada uma das universidades mais importantes do País, conhecida por sua excelência em pesquisa e por sua tradição em inovação. Para Fernando Arruda, diretor de P&D da Samsung, a Unicamp tem reconhecimento internacional nas linhas de pesquisa selecionadas para a parceria com a Samsung. “Através desses projetos colaborativos, esperamos gerar inovações a serem incorporadas em nossos futuros produtos, bem como contribuir para a geração de conhecimento e tecnologia no País. Com o laboratório conjunto, a Samsung corrobora sua convicção de que essa parceria será duradoura e frutífera”, afirma.

Para o vice-presidente de pesquisa e desenvolvimento da Samsung, Yeun Bae Kim, a Unicamp é vista como parceira ideal para o desenvolvimento conjunto de novas tecnologias a médio e longo prazo. “As atividades colaborativas dos profissionais de P&D da Samsung em parceria com pesquisadores da Unicamp têm por objetivo gerar resultados de alto impacto tecnológico, visando melhorias significativas no estado da arte nas linhas de pesquisa de interesse da Samsung. Este espaço está destinado a criar novas tecnologias, produtos e serviços superiores e, dessa forma, contribuirmos para uma melhor sociedade global”, finaliza Kim.