Leia a reportagem que foi publicada no jornal O Globo sobre o livro recém-lançado pelo Grupo de Estudos Brasil-China!
Na terça-feira, dia 4, às 8h30, a Faculdade de Educação Física recebeu a delegação chinesa de esporte do Instituto de Ciências de Esporte da China (CISS) com objetivo de estabelecer parcerias e cooperações entre as duas instituições.
Com o objetivo de celebrar os 20 anos da assinatura do acordo bilateral de cooperação Brasil-China, a Faculdade Cásper Líbero promoveu, no dia 15 de maio, o “Fórum de debates Brasil – China 20 anos de parceria”. O debate reuniu autoridades, empresários, acadêmicos e jornalistas envolvidos com as relações entre os países.
Na última segunda-feira, 08 de abril, aconteceu o lançamento do livro produzido pelo Centro de Estudos Avançados da Unicamp, “Brasil & China: desafios e possibilidades”. Estiveram presentes os editores do livro, o Prof. José Augusto Guilhon Albuquerque e a Profª. Leila da Costa Ferreira, o coordenador do CEAv, Prof. Pedro Paulo Funari, além do reitor da UNICAMP, Prof. Fernando Costa. O lançamento foi também um momento para rever as atividades realizadas pelo CEAv desde sua criação.
A China começa uma complexa e delicada etapa de reformas. O compromisso que mais marcou os pronunciamentos do governo que assumiu em março, tanto os do presidente Xi Jinping quanto os do primeiro-ministro Li Keqiang, foi com a criação de "instituições". Ele traduz o "sonho chinês" e sintetiza o alcance dessa esperada nova fase. "O que pretendemos é sair de um Estado governado por pessoas para o Estado de direito, governado pelas leis", disse Zhang Yuyan, diretor do Instituto de Economia e Política Mundial da Academia Chinesa de Ciências Sociais, ao Valor. Isso deverá envolver a garantia do direito de propriedade e o respeito a contratos, citou.
Na primeira entrevista concedida após tomar posse dia 14, como presidente da República Popular da China, Xi Jinping disse que "o mundo está mudando e a China também está mudando" em direção ao "socialismo com características chinesas"
O especialista Milton Pomar lamenta a inexistência de um olhar estratégico do governo brasileiro na direção do país asiático – e mostra como esta visão se reflete no programa Ciência Sem Fronteiras
Colégios tradicionais como o Dante Alighieri e o colégio de São Bento, em São Paulo, oferecem cursos optativos. Escolas especializadas, como a Mandarim, viram a procura por vagas para crianças dobrar desde o começo deste ano
A delegação chinesa da Universidade de Pequim veio com objetivo de buscar mais cooperação acadêmica com a UNICAMP. O Centro de Estudos Avançados junto com a CORI recebeu os representantes chineses na sala de reunião da PRPG para uma conversa institucional.
Quer fazer intercâmbio na China? Venha conhecer as oportunidades de estudar na Peking University e participar da conversa com a comissão chinesa!
Leia sobre a sétima edição do Informe Anual sobre Políticia Chinesa 2013, publicado pelo Observatorio de la politica china da Espanha
Faça intercâmbio na China! São 15 (quinze) bolsas integrais (para graduação, pós-graduação ou especialização), com Isenção de custos de matrícula e mensalidade, materiais básicos para aprendizagem e alojamento universitário. Não perca a oportunidade!
A UNICAMP, em parceria com a Universidade Jiao Tong de Beijing, recebe a aprovação da proposta de criação do Instituto de Confúcio pelo Hanban, no dia 20 de janeiro de 2013. Leia um pouco sobre o que é Instituto Confúcio e Hanban, além de conhecer a Universidade Jiao Tong de Beijing.
Acordo Brasil-China estreita os laços de amizade dos dois países e promete uma maior cooperação acadêmica, econômica e tecnológica. O programa "Ciências sem Fronteira" levará até 5 mil alunos brasileiros à China todo ano e receberá também estudantes chineses.
Professor Guilhon, fellow do Centro de Estudos Avançados, analisa as relações entre Brasil e China no seminário Brasil-China promovido pelo Grupo de Estudos Brasil-China.
O professor Thomas Patrick Dwyer descreve a Sociologia contemporânea chinesa no seminário organizado pelo Grupo de Estudos Brasil-China, traçando um panorama do Brasil e da China no mundo globalizado.

Milton Pomar trabalha com a China há 16 anos. Ministra palestras, curso, e escreve sobre o tema para publicações especializadas. Segue as análises sobre a China publicadas na Revista Amanhã e disponibilizadas pelo pesquisador.
A Locomotiva mundial não vai parar
Clique aqui para ler as edições anteriores