PARCERIA COM O SESI DISPONIBILIZA, NO CAMPUS, CURSOS COM FOCO EM QUALIDADE DE VIDA E DE SAÚDE
Os cursos estão sendo realizados na Unidade Móvel do Sesi, no estacionamento do Restaurante Universitário
Teve início no dia 19/02, uma série de cursos realizados através de parceria da Unicamp/GGBS, com o SESI. A atividade está relacionada com a busca de Qualidade de vida e de Saúde.
Os cursos foram elaborado para responder aos desafios de uma boa alimentação, também de não desperdiçar alimentos e desenvolver aspectos preventivos no tocante à saúde. O temário inclui receitas específicas incluídas nos referidos valores nutricionais, técnicas dietéticas e culinárias detalhadas, sempre com o foco para a culinária saudável.
A primeira turma que participa do projeto, terá todos os aprendizados focalizados no tema “Sabor na Medida Certa - Diabetes”. Outros cursos enfocarão os seguintes temas: hipertensão, colesterol, obesidade, alimentação saudável e culinária para a 3º idade.
Além de todas as dicas, os alunos irão aprender também a preparar diversas receitas utilizando totalmente os alimentos, inclusive cascas, talos e folhas de frutas, legumes e verduras, evitando assim o desperdício.
As nutricionistas, Sandra de Souza, e Graziela Januário, vindas de São Paulo para coordenar as atividades dos cursos, priorizam o alerta para a população sobre como uma alimentação balanceada pode alterar positivamente na busca pela qualidade de vida. “Esta é uma oportunidade para os funcionários da Unicamp aprenderem e praticarem os benefícios do consumo saudável dos alimentos. É muito gratificante para nós, profissionais da saúde, repassar esses conceitos de aproveitamento total dos alimentos, e assim contribuir para uma vida mais saudável”, disse Sandra.
A nutricionista, recentemente formada pela Unicamp, Giovanna Tase, filha da funcionária do Centro de Engenharia Biomédica, Rosa Tase, ficou satisfeita em saber que poderá acrescentar, ainda mais, conhecimentos específicos na sua profissão. “Fico muito feliz em participar dos cursos, já que me formei recentemente e pretendo buscar o máximo de informações relevantes sobre os temas que o SESI abordará nas aulas”.
Os funcionários da Unicamp também não perderam a oportunidade de colaborar com mais uma iniciativa do GGBS. Foi o caso de Loide de Souza, funcionária do Hospital das Clínicas, que realizou sua inscrição nos cursos com os temas diabetes e hipertensão. Ela pretende usar em sua rotina diária todas as dicas adquiridas em aula. “Tenho casos de diabetes na minha família, e isso foi um incentivo a mais para eu participar dos cursos. Estou animada e ansiosa para aprender as receitas utilizando os alimentos por inteiro, inclusive as sobras e cascas”, disse.
O programa com os cursos irá prosseguir até o mês de março.
CONFIRA A GRADE DE HORÁRIO DOS CURSOS
........................................................................................... ALIMENTE-SE BEM – MISSÃO POSSÍVEL
2ª Feira (Dias 25/02, 04/03 e 11/03)
TURMA 1 - das 17:40 às 21:00
........................................................................................... SABOR NA MEDIDA CERTA – DIABETES
3ª Feira (Dias 19/02, 26/02, 05/03 e 12/03)
TURMA 2 - das 14:00 às 16:30
TURMA 3 - das 18:00 às 20:30
........................................................................................... SABOR NA MEDIDA CERTA – COLESTEROL
4ª Feira (Dias 20/02, 27/02, 06/03 e 13/03)
TURMA 4 - das 08:30 às 11:00
TURMA 5 - das 14:00 às 16:30
TURMA 6 - das 18:00 às 20:30
........................................................................................... SABOR NA MEDIDA CERTA – HIPERTENSÃO
5ª Feira (Dias 21/02, 28/02, 07/03 e 14/03)
TURMA 7 - das 08:30 às 11:00
TURMA 8 - das 14:00 às 16:30
TURMA 9 - das 18:00 às 20:30
........................................................................................... SABOR NA MEDIDA CERTA – OBESIDADE
6ª Feira (Dias 22/02, 01/03, 08/03 e 15/03)
TURMA 10 - das 08:30 às 11:00
TURMA 11 - das 14:00 às 16:30
........................................................................................... SABOR NA MEDIDA CERTA –
ALIMENTAÇÃO
SAUDÁVEL E CULINÁRIA – 3ª IDADE
Sábado (Dias 23/02, 02/03, 09/03 e 16/03)
TURMA 12 - das 08:30 às 11:00
Mais informações pelo ramal 12545, com Ziara ou 15101(Central de Atendimento GGBS)
Para quem olha de fora, é difícil imaginar que, numa carreta, é possível aprender dicas de alimentação saudável e econômica. Para quem entra nesse veículo, o primeiro choque é com uma cozinha, repleta de todos os utensílios e eletrodomésticos prontos para serem utilizados.
E é nessa cozinha, transformada em uma sala de aula, que funcionários da Unicamp têm participado do programa educativo Alimente-se Bem, criado pelo SESI em 1999, e que incentiva a mudança de hábitos alimentares da população.
O GGBS, com o objetivo de oferecer aos servidores essa opção de curso, fez uma parceria com o SESI e, assim, fechou dez turmas (totalizando cerca de 250 funcionários), que participam cada uma, de dois encontros de duas horas e meia de duração.
Nesses encontros, de acordo com a nutricionista Adriana Teodoro da Silva, que atua há cinco anos no programa Alimente-se Bem e atualmente dá aulas na unidade móvel, os participantes recebem materiais para acompanhar as aulas e, ao mesmo tempo em que aprendem receitas, podem conferir dicas de como conservar melhor os alimentos.
“Outro ponto interessante são as receitas econômicas, que buscam utilizar os alimentos de forma integral. Como é época de natal, também ensinamos pratos natalinos, que usam produtos que uma dona de casa conhece, combinados de uma maneira diferente”, ressaltou.
A auxiliar de nutrição da creche da área de saúde, Cândida Donizete de Sousa, participou dessas aulas e disse ter aprendido receitas que não conhecia, como
o bolo Petit Gateaut de Laranja. Com um total de receita de R$ 10,72, com rendimento de 12 porções, o bolinho fez sucesso entre os participantes. “Gostei muito do bolo. Além disso, durante a criação do doce, aprendemos dicas de como manusear alimentos”.
Entre as dicas destacadas pela nutricionista Adriana, estava a do manuseio dos ovos. “Eles não devem ser lavados, pois a casca é porosa e ele pode se contaminar com a bactéria salmonella. Devem ser acondicionados na geladeira e, quando forem ser utilizados, aí sim devemos lavá-los somente com água”. A salmonella é uma bactéria, que provoca uma semana de febre e diarréia. A prevenção, além de não lavar o ovo, é não comer ovos crus ou semi-crus, gemada, ou ovo com gema mole.
Outra funcionária que relatou ter gostado do programa Alimente-se Bem foi Luzia Pavani, que é Assistente Técnica de Direção da Inova. “Achei interessante trabalhar essas questões de alimentação. O SESI tem esses cursos de melhor aproveitamento do alimento, que conta com ótimas receitas. Além disso, foi um curso rápido, prático e que ensinou como combinar alimentos”.
Sobre o programa "Alimente-se Bem"
Criado em 1999, o "Alimente-se Bem" é um programa educativo do Sesi, que incentiva a mudança de hábitos alimentares da população. As aulas práticas ensinam receitas saborosas
e nutritivas a baixo custo, utilizando conceitos do aproveitamento integral dos alimentos.
Muito além das receitas
Além dos cardápios nutritivos e econômicos, o participante adquire conhecimentos sobre planejamento de compras; reconhecimento, armazenamento, e higiene dos alimentos e aproveitamento integral dos alimentos.
Unidade Móvel:
A Unidade Móvel é uma cozinha didática, adaptada em uma carreta, totalmente equipada com eletrodomésticos e utensílios de cozinha. Tem capacidade para 30 alunos e foi construída para viabilizar a realização dos cursos do programa nos mais diversos locais.