Reitor inaugura obras que
melhoram salas do básico

11/03/2013 - 15:51

/
Descerramento de placa inaugural

Descerramento de placa inaugural

Sala reformada no Ciclo Básico

Sala reformada no Ciclo Básico

Fernando Costa: investimento no ensino

Fernando Costa: investimento no ensino

O pró-reitor Roberto Paes

O pró-reitor Roberto Paes

O reitor da Unicamp Fernando Ferreira Costa inaugurou nesta segunda-feira (11) obras para melhorias de 18 salas de aulas localizadas no Ciclo Básico 2, na área central do campus de Barão Geraldo, em Campinas. As reformas incluem benfeitorias na acústica, iluminação, banheiros, mobiliários e troca de equipamentos. O investimento é de aproximadamente R$ 1,5 milhão nas obras, que foram executadas em três etapas para não prejudicar as aulas de graduação. 

“Este conjunto de reformas faz parte de um programa de investimento em ensino na Unicamp. Não são obras isoladas. Este programa abrange a reforma do restaurante e seu entorno, a revitalização da praça e dos arredores do Ciclo Básico e as reformas de salas de aulas de institutos e faculdades. Além disso, merece ser registrado o projeto de construção do novo básico, o CB 3, destinado a aulas práticas”, afirmou Fernando Costa. 

O Ciclo Básico 3 (CB3) abrigará laboratórios de ensino de uso compartilhado por todos os cursos de graduação da Universidade. O complexo de laboratórios, com um total de 7.450m², ficará localizado em frente aos institutos de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC) e de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). 

O pró-reitor de Desenvolvimento Universitário, Roberto Rodrigues Paes, lembrou que nos últimos quatro anos “foram mais de 250 obras no campus”. “Estamos finalizando investimentos da ordem de R$ 85 milhões em obras que melhoram as condições de trabalho para os docentes e de ensino para os nossos alunos”, dimensionou. Os trabalhos são gerenciados pela Coordenadoria de Projetos e Obras (CPO), órgão vinculado à Pró-Reitoria de Desenvolvimento Universitário (PRDU).

Laboratórios
Das 18 salas, o bloco D do Ciclo Básico 2 possui 12 com 56 lugares e outras 6 com 130 assentos. “Todas possuem equipamentos multimídias, tela de projeção e rede sem fio. Também estamos trocando o mobiliário, que é mais bem adaptado e ergonômico”, especifica a administradora Ruth Alves, assistente técnica de direção da Pró-Reitoria de Graduação (PRG).  

No bloco C do mesmo prédio foi renovado recentemente todo o parque computacional, com a troca de desktops dos laboratórios. "Uma sala de aula do espaço pode ser transformada em laboratório de informática, pois possui, agora,  notebooks", complementou Ruth Alves. 

As melhorias no espaço objetivam aproximar alunos e docentes, opina a docente e assessora da PRG, Dora Maria Grassi Kassisse. “Um ponto muito importante é a qualificação dos espaços do ensino da graduação, cujos investimentos são estruturais. O objetivo é que todos, alunos e professores, convivam melhor nestes espaços. É importante destacar o apoio da DAC [Diretoria Acadêmica], que nos ajudou na logística de redistribuir as salas de aulas durante as reformas.”