DGA
lança novo
portal mais
‘navegável’

14/03/2013 - 12:09

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Reprodução da homepage do novo portal

Reprodução da homepage do novo portal

Edna Coloma (dir.) e a equipe da DGA

Edna Coloma (dir.) e a equipe da DGA

A Diretoria Geral da Administração (DGA) da Unicamp lança nesta sexta-feira (14) um novo portal de informações e serviços para a comunidade, público externo e funcionários. O novo website poderá ser acessado no endereço: www.dga.unicamp.br.

As mudanças em relação ao portal antigo objetivam melhorar a navegabilidade dos usuários por meio uma interface ‘mais amigável’. Foram promovidas mudanças no layout e na disposição das informações. O acesso aos serviços, legislações, formulários, sistemas e documentos de apoio também ficou mais direto. 

“Atualmente, o nosso portal já é uma fonte importante de orientação junto às unidades e órgãos da Unicamp. Todas as instruções e esclarecimentos sobre os serviços que a DGA oferece estão lá. Tínhamos algumas dificuldades de navegação porque utilizamos uma ferramenta antiga. O objetivo, portanto, foi reformular o portal com uma ferramenta mais moderna que facilite a navegação. Também promovemos uma revisão no conteúdo”, explica a coordenadora da DGA, Edna Aparecida Rubio Coloma. 

Com o novo portal será possível, no futuro, oferecer serviços online, revelou a coordenadora. “O segundo passo será disponibilizar formulários de serviços com envio automático. O objetivo é melhorar cada vez mais”, afirma Edna Colma.

A DGA é o órgão da Universidade responsável pela coordenação de serviços administrativos centralizados, bem como pela orientação daqueles executados nas próprias unidades e órgãos da Unicamp. Entre os principais serviços estão: gerenciamento de compras e licitações, seguros, transportes, gráfica, gestão de contratos e registros de preços, importações e exportações. 

O novo portal foi desenvolvido pela própria equipe da DGA. A analista de sistemas Rozi de Oliveira explica que foi utilizado o sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) Drupal e de gerenciamento de dados MySQL, bastante modernos e populares. 

“O site que saiu do ar foi desenvolvido há mais de uma década. Naquela época não haviam ferramentas apropriadas para gerenciamento de conteúdo na web como existem hoje. Atualmente, existem certos padrões que facilitem o usuário em relação à navegabilidade e localização num website. Esse novo portal que entra agora está com todas essas facilidades da web”, compara Rozi de Oliveira.

Ainda de acordo com ela, o novo sistema permitirá que o portal incorpore novos serviços e seja aperfeiçoado ao longo do tempo. 
“Poderemos, por exemplo, monitorar as estatísticas de acesso do novo portal. Isso permite direcionar o rumo de crescimento do website. Sabemos, atualmente, que a área de legislação é muito acessada. E com estas estatísticas identificaremos outras áreas de interesse dos usuários”, demonstra. 

Participaram da elaboração do novo portal, tanto no desenvolvimento de sistemas como na revisão de conteúdo, os funcionários: Aparecida Credendio Lopes Ramalho, Denis Prado Forigo, Francisca Machado Baptistella, Maria Regina Vechini Gouvea, Maria Roseli Neves Ferreira Domingos, Pedro Emiliano Paro, Rafael Pereira Freitas e Rita de Cássia de Souza Merighi.