'Sonhadouro' conta histórias 'vividas'
durante o repouso e na vida real
15/03/2013 - 11:05
- Text:
- Images:
- Images Editor:
Quando os sonhos ensinam. O ser humano sonha enquanto dorme e também acordado. Muitas vezes, as histórias experimentadas durante o repouso interferem na história real.
Sonhadouro, projeto de conclusão da disciplina 'televisão e mídia' do curso de curso de midialogia, é um documentário que permite refletir sobre os sonhos, mas não a partir de interpretações de especialistas, e sim de entrevistas realizadas com pessoas de diferentes segmentos da sociedade. O trabalho pode ser conferido durante todo o dia no espaço da Galeria de Arte da Unicamp, até as 17 horas.
O trabalho, selecionado no programa Aluno-Artista da Unicamp, é um projeto audiovisual multiplataforma, o que lhe confere a possibilidade de ser exibido desde a tela de um parelho móvel até a parede de um prédio (em videomap), de acordo com Beatriz Iozzi e Fernando Catto, diretores do filme.
Além dos depoimentos de entrevistados, a mostra reúne declarações de seus criadores sobre os próprios sonhos, além de vinhetas nas quais desenvolvem várias performances. “Quisemos nos colocar no mesmo patamar dos entrevistados”, declara Beatriz.
“Uma vez sonhei que meu tio, que faleceu na infância, estava lendo um livro. Quando eu já era adolescente, decidiram reabrir o apartamento dele e, ao chegar lá, descobri que ele tinha mesmo o livro e dentro havia uma foto dele comigo”, declara uma das entrevistadas.
“Uma cobra veio falar comigo”, diz outra entre os 13 depoentes selecionados pelos autores. A escolha foi feita de forma aleatória, de acordo com Catto. “O objetivo é mostrar quem são essas pessoas por meio dos sonhos”, acrescenta.
A proposta é encaminhar para festivais e até mesmo para exibição na mídia televisiva.
Direção - Beatriz Iozzi e Fernando Catto
Produção - Myung Hwa Baldini
Assistência de produção - Renan Vieira e Franco Simões
Direção de fotografia - Luiza Folegatti
Assistência de fotografia - Samuel Baptista
Direção de arte - Ana Rute Mendes e Isabela Maia
Montagem - Gabriela Belderrain e Natalia Pelizari
Trilha - Gabriel Hidalgo
Edição de som - Olívia Fiusa e Victor Negri
Orientação de projeto - Gilberto Alexandre Sobrinho
Comentários
Tive o prazer de assistir ao
Tive o prazer de assistir ao trabalho. Fiquei impressionado pela técnica e, ao mesmo tempo, simplicidade com a qual o tema foi desenvolvido. Muito inspirador!
Sou suspeita ao elogiar este
Sou suspeita ao elogiar este trabalho, pois sou mãe de Fernando Gregório Catto, sempre acreditei e acredito piamente em seus trabalhos...é muita paixão pelo que faz, essa é a grande diferença!
Ele é uma criatura incrível, sinto muito orgulho de ser sua mãe.
obrigada
Dalva