Inaugurado, no Ginásio Multidisciplinar,
espaço exclusivo para operação do Samu
19/03/2013 - 16:46
- Text:
- Images:
- Images Editor:
O reitor Fernando Ferreira Costa inaugurou na tarde de terça-feira (19), no Ginásio Multidisciplinar da Unicamp (GMU), as novas instalações para operação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Ligado ao Ministério da Saúde, o Samu realiza, 24 horas, o atendimento de urgência e emergência em saúde no país. O espaço inaugurado possui 28 metros quadrados e atende as normas do serviço federal. Também foram entregues dez banheiros - oito adaptados para deficientes físicos e dois para uso familiar. O investimento total foi de R$ 420 mil.
As melhorias integram amplo projeto de reforma e revitalização do GMU. As obras, executadas em etapas, objetivam deixar o espaço em condições adequadas para grandes eventos esportivos nacionais e internacionais, mas também à disposição da comunidade universitária para a prática esportiva. A próxima etapa inclui a troca do piso, adequação de tribunas, vestiários dos atletas e cantina.
“O ginásio é emblemático para a Unicamp. Eu gostaria, portanto, de agradecer a todos que vem participando da reforma do espaço. É uma satisfação poder inaugurar uma sala de atendimento que servirá para milhares de pessoas que transitam pelo local”, considerou Fernando Costa.
Ele informou que somente eventos esportivos serão realizados no GMU após a reforma. “Nós teremos um espaço coberto muito bom na FEF [Faculdade de Educação Física] para outros tipos de atividades, como congressos, feiras e eventos. E o ginásio terá sua vocação, que é sediar grandes eventos esportivos”, esclareceu.
Presente na inauguração, o médico José Roberto Hansen, coordenador do Samu em Campinas, salientou a importância de um espaço exclusivo e adequado para atendimento de urgência ao público. O pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, João Frederico da Costa Azevedo Meyer, agradeceu, por sua vez, o apoio da equipe do Samu e adiantou que o espaço poderá, inclusive, servir para a realização de simulados. “Quem sabe o Samu não pode até fazer trabalhos de formação com nossos alunos da enfermagem”, sugeriu o pró-reitor.
Também participaram da inauguração, o pró-reitor de Desenvolvimento Universitário, Roberto Rodrigues Paes; o diretor da Faculdade de Educação Física (FEF), Paulo Ferreira de Araújo; a diretora da Faculdade de Enfermagem, Fernanda Aparecida Cintra; a coordenadora de Desenvolvimento Cultural, Margareth do Carmo Vieira Junqueira; e o coordenador de Projetos e Obras, Eduardo Jamal Francisco dos Santos. Acompanharam ainda, alunos, funcionários e docentes.
A administração do GMU e do Centro de Convenções é realizada pela Coordenadoria de Desenvolvimento Cultural (CDC), órgão ligado à Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Preac). A reforma no espaço é gerenciada pela Coordenadoria de Projetos e Obras, vinculada à Pró-Reitoria de Desenvolvimento Universitário (Prdu).