Gibi feito por alunos do PIC Jr.
será lançado às 19h30 na Casa do Lago

20/03/2013 - 11:25

Será lançado nesta quarta-feira (20) um gibi feito por alunos do Projeto PIC Jr., iniciativa ligada à Pró-Reitoria de Pesquisa. O livro é um trabalho das alunas Marllen Cristina do Nascimento Fernandes, Débora de Almeida, Gabriela Freitas da Silva e Janayne Rocha. A solenidade ocorrerá no Espaço Cultural Casa do Lago, às 19h30. O evento é aberto ao público.

O livro
Rafael é um garoto de 11 anos apaixonado por aventuras e que sonha em um dia se tornar um arqueólogo famoso, rico e caçador de dinossauros e tesouros perdidos. Porém, o que ele não esperava é que um importante senhor de gravata borboleta lhe apareceria em um belo dia, em sonho, para desmistificar a sua ideia de arqueólogo aventureiro, e que estuda dinossauros, e o levaria a uma aventura de conhecimento e descobertas sem fim acerca do que é a arqueologia e do patrimônio cultural arqueológico. Aventura essa que mudaria o pensamento e a vida de Rafael para sempre!

Criado por alunas de Ensino Médio da rede pública de ensino que participaram, no ano de 2012, do Programa de Iniciação Científica Júnior – Pic Jr (Unicamp-CNPq), De dinossauros ao patrimônio: descobrindo a Arqueologia é um gibi composto como produto final dos projetos "Acervo arqueológico do arquivo Paulo Duarte", coordenado pelo professor Pedro Paulo A. Funari, e "Leituras do mundo material: Práticas em um laboratório de arqueologia pública", coordenado pela professora Aline Vieira de Carvalho. O livrinho trata-se do registro de um longo caminho de debates que parte da crença na existência de uma "arqueologia dos dinossauros", passando pela descoberta do combatente Paulo Duarte, chegando a uma possibilidade de ser arqueólogo. As discussões inseridas na história em quadrinhos giram não apenas em torno do tema Arqueologia, mas expandem-se para os conceitos e sentidos do patrimônio e da memória. Além da historinha, o gibi possui páginas extras com caça-palavras, você sabia, e dicas de como se tornar arqueólogo no Brasil.

As cópias impressas do gibi serão distribuídas gratuitamente, em palestras organizadas pelo LAP, aos alunos de Ensino Fundamental e Médio de escolas públicas e privadas de Campinas. O gibi também estará disponível para downloads no site do Laboratório de Arqueologia Pública - Paulo Duarte em breve.