Washington University e Instituto
Politécnico do Cávado na Unicamp

26/03/2013 - 17:21

Pissolato conversa com delegação americana

Uma delegação da Washington University, de Saint Louis, EUA, foi recebida na manhã desta segunda-feira (25) pelo professor José Pissolato Filho na sala de reuniões do Gabinete da Reitoria. O encontro, que aconteceu pela manhã, teve como objetivo ampliar o relacionamento acadêmico entre as duas instituições. Setores específicos de saúde, tais como Oncologia e Doenças Infecciosas, foram o foco do encontro. 

A comitiva da Washington University veio composta pelos médicos Bill Powderly, Matthew Ellis e Rodrigo Gonçalves, que procurou identificar colaboradores e linhas de pesquisa - em saúde - que tivessem afinidade entre as universidades. Outro ponto de interesse foi discutir o financiamento de pesquisa no Brasil para projetos conjuntos, fomentados pela Fapesp ou pelo programa Spec.

Os visitantes têm ainda interesse em conhecer estudantes que pretendem concluir a sua graduação na Washington University, amparados pela McDonnel Academy, divisão que busca atrair estudantes internacionais para contribuir com a universidade.
 
A delegação segue com sua agenda de compromissos oficiais na Unicamp até quarta-feira (27). Entre eles, estão previstas reuniões com pesquisadores da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), bem como visitas a diversos setores do Hospital de Clínicas (HC).
 
A Washington University está localizada em Saint Louis, no extremo leste do estado de Missouri, numa região metropolitana em que vivem mais de 300 mil pessoas. A universidade possui por volta de 13 mil estudantes, sendo 6 mil de pós-graduação e o restante dividido em cursos graduação e alunos especiais. 
 
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave
A Unicamp também recebeu na manhã desta segunda-feira a visita do professor Agostinho Silva, vice-presidente do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, de Portugal. A presença do representante do Instituto do Cávado teve por intuito dar prosseguimento aos projetos já iniciados, como o de cooperação para intercâmbio de docentes, pesquisadores e estudantes.