Doações de sangue podem
ser feitas também nesta
Sexta-Feira Santa, no Hemocentro

27/03/2013 - 13:53

Número de doadores cai em feriados prolongados

O Hemocentro de Campinas permanecerá aberto para coleta de sangue nesta quinta-feira (28), na Sexta da Paixão (29) e no sábado (30). É justamente em feriados prolongados como este que a necessidade de bolsas de sangue aumenta e o número de doadores diminui. O posto de coleta do Hospital Mário Gatti vai funcionar na quinta e no sábado. O doador da região que quiser contribuir para a manutenção do estoque antes de viajar, pode comparecer até quinta-feira também nos postos de Sumaré e do Centro Infantil Boldrini, bem como nos Hemocentros de Piracicaba e de Taubaté.

Para ser doador de sangue, a pessoa deve ser saudável; ter entre 18 e 68 anos (ou a partir de 16, com consentimento e presença do responsável legal); não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis ou transmitidas pelo sangue; não fumar 2 horas antes ou após a doação; não estar em jejum, fazendo um lanche leve; evitar alimentos gordurosos e refeições completas nas 4 horas que antecedem a doação; não ingerir bebida alcoólica por pelo menos 8 horas antes da doação; e apresentar um documento oficial com foto.

No local de coleta, a pessoa será cadastrada como doadora e poderá esclarecer dúvidas sobre o procedimento. Ela passará por uma pré-triagem – verificação de pressão arterial, temperatura, pulso, peso e teste de anemia – e depois da triagem, que consiste numa entrevista sigilosa para verificar se existe alguma contraindicação para a doação, protegendo tanto o candidato a doador como o paciente que receberá o sangue. A coleta é realizada por profissionais treinados e dentro de padrões técnicos constantemente revistos. Para maior conforto e segurança, todo o material utilizado é individual e descartável.

Mais informações podem ser obtidas pelo 0800 722 8432 ou em www.hemocentro.unicamp.br