Unicamp recebe quatro
delegações internacionais
27/03/2013 - 12:50
- Text:
- Images Editor:
A Unicamp, em intenso dia de atividades, acolheu nesta quarta-feira (27) quatro delegações internacionais, vindas do Ministério Francês de Educação Superior e de Pesquisa, da Washington University in Saint Louis, da National Engineering Research Center da China e da Queensland University of Technology da Austráia.
O Ministério Francês de Educação Superior e de Pesquisa veio com a missão específica de estabelecer contatos com grupos de pesquisa. A recepção aconteceu no Instituto de Química (IQ). A professora Anne Hélène Fostier, assessora da Coordenadoria de Relações Institucionais e Internacionais (Cori), deu as boas-vindas à comitiva francesa. Foi também recebida pelos professores do IQ Lauro Kubota, no Laboratório de Nanotecnologia e Energia Solar, e pelo professor do Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW) Abner Siervo, no Laboratório de Física de Superfícies.
Fez parte do encontro uma grande comitiva, integrada por Marc Moroni, chefe do Departamento de Assuntos Europeus e Internacionais; Jean-Pierre Garino, chefe do Departamento de Cooperação e Ação Cultural do Consulado; Elisabeth Chouraki, assessora para Ciência e a Tecnologia do Consulado Geral da França em São Paulo, todos do Consulado da França em São Paulo. Participou ainda do evento o cônsul honorário da França em Campinas José L. Guazelli.
Washington
O staff da Washington University, in Saint Louis, da McDonnell Scholars Academy, USA, composto por Bill Powderly, Matthew Ellis e Rodrigo Gonçalves, visitou a Unicamp. Foram recebidos na sala da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) pelo professor José Pissolato Filho, coordenador-adjunto da Cori. Fizeram uma passagem pela Faculdade de Ciências Médicas (FCM), quando trocaram impressões com os médicos Lício Augusto Velloso, Marcelo de Carvalho Ramos, Mônica do Departamento de Doenças Infeciosas e Luis Otavio Sarian. Conversaram ainda com Íscia Lopes, Luis Zeferino, Sophie Derchain e Leandro R. Tessler.
Outro encontro importante foi com o professor Ronaldo Aloise Pilli, pró-reitor de Pesquisa da Unicamp, na sala da Coordenadoria Geral da Universidade (CGU). O objetivo foi estreitar relações acadêmicas, realizar intercâmbio de estudantes e pesquisa colaborativa, e discussão de pesquisa financiada pela Fapesp e pelo SPEC, subprograma Educação para a Ciência implementado e administrado pela Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Ensino Superior (Capes).
China
O National Engineering Research Center, da China, enviou à Unicamp os professores Dannong He, Jianlin Shi, Xiaoyu Huang, Yantong Dai, Yunliang Fan, Bin Zhao, Rui Liu e Guilin Yin. O encontro ocorreu na sala de reuniões da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG). Acompanharam o grupo os professores da Unicamp Anne Hélène Fostier, assessora da Cori, e Helder José Ceragioli. O National Engineering Research Center veio interessado em estabelecer relações acadêmicas e de pesquisa com a Universidade, tendo como área de interesse sobretudo em nanotecnologia.
Queensland
A Queensland University of Technology (QUT), da Austrália, esteve na Unicamp representada pelo coordenador de relações internacionais da Europa e Américas, professor Patrick Hartney. Ele conversou com o professor José Pissolato Filho, coordenador adjuntoda Cori, na sala da Pró-Reitoria de Graduação. Ambos discutiram colaborações entre as suas universidades nas áreas de Ciência, Tecnologia e Engenharia, bem como resolveram efetuar em breve um workshop a fim de prospectar futuras cooperações. A QUT tem um professor que trabalha com o projeto de aeroportos do futuro, uma área muito importante para o Brasil, principalmente diante de eventos como as Olimpíadas e a Copa do Mundo. Nesses eventos, haverá um grande contingente de turistas nos sistemas de aeroportos do país. A ideia era se certificar se a Unicamp gostaria de conversar mais de perto com este professor ao longo de dois dias, a priori em áreas relacionadas com engenharia e matemática, entre outras.
Leia também