Jovens do ensino médio começam
atividades científicas na Unicamp

02/04/2013 - 16:58

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Público acompanha pronunciamento

Público acompanha pronunciamento

O coordenador Mário de Góes

O coordenador Mário de Góes

Cerca de 300 alunos participarão

Cerca de 300 alunos participarão

A jovem Mariana Ferreira

A jovem Mariana Ferreira

Cerca de 300 estudantes do ensino médio de escolas públicas de Campinas e região começam, a partir desta semana, as atividades de iniciação científica na Unicamp. Os jovens passarão, no mínimo, oito horas semanais nos laboratórios da Universidade ao longo de todo o ano de 2013. Eles serão supervisionados por pesquisadores e docentes.  

Na presença de professores e autoridades, os colegiais participaram da solenidade que abriu as atividades, inseridas no âmbito do Programa de Iniciação Científica Júnior (Pic Jr.) e Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica no Ensino Médio (Pibic Em). O evento aconteceu na tarde desta terça-feira (2) no auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). 

“É uma parceria da Unicamp com o CNPq [Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico]. Nós oferecemos bolsas aos alunos, alimentação, transporte e toda a infraestrutura da Universidade. Eu espero que estes estudantes aproveitem ao máximo esta oportunidade, que irá contribuir para o desenvolvimento tanto no sentido pessoal como profissional”, orientou o coordenador da iniciativa, o docente e assessor da Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP), Mário Fernando de Góes. 

As atividades desenvolvidas pelos estudantes integram 78 projetos oferecidos por docentes e pesquisadores da Unicamp. O objetivo é identificar e estimular jovens talentos para os diferentes campos do saber. O programa Pic Jr, já em sua 6ª edição, foi implantado em 2008 pela Universidade. O Pibic Em, por sua vez, é oferecido pelo CNPq em parceria com universidades e centros de pesquisas do país. Além de Mário de Góes, participaram da abertura do evento os representantes regionais de ensino de Campinas, Marcelo Penteado Ferraz de Campos e Paulo Rogério da Silva. 

Do Ciência & Arte para a iniciação científica
Nas férias escolares de janeiro deste ano um grupo de cinco alunos do ensino médio estavam entre os mais empolgados para as atividades do Programa Ciência & Arte nas Férias (CAF). Eram estudantes surdos que participaram da iniciativa por meio de projeto desenvolvido pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Reabilitação (Cepre) e Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). 

Também promovido pela PRP, o CAF possui objetivos semelhantes aos programas de iniciação científica. Ele propicia que jovens do ensino médio público façam estágios nos laboratórios da Unicamp durante as férias escolares. 

Agora, do grupo de cinco estudantes que estiveram no Ciência & Arte em janeiro, três dão sequencia aos seus objetivos no campo científico. Filipe Ferreira Furlan, Vitória Fernandes e Mariana Ferreira estavam animados para o início das atividades na iniciação científica. “Eu pretendo continuar estudando aqui na Unicamp. Tenho certeza que vou ampliar os meus conhecimentos. Estou muito curiosa e ansiosa”, confessou a jovem Mariana Ferreira, opinião compartilhada pelos colegas.