Evento discute metodologia ativa no
processo de ensino e aprendizagem
04/04/2013 - 16:14
- Text:Da redação
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O Fórum Permanente de Ensino Superior realizado na Faculdade de Tecnologia (FT) da Unicamp discutiu a chamada metodologia ativa como contribuição para o processo de ensino e aprendizagem. O evento reuniu estudiosos da Unicamp, Pontifícia Universidade Católica (PUC) e da Universidade Federal de Goiás (UFG). O Fórum foi realizado nesta quinta-feira (4) no campus da FT em Limeira, uma realização da Coordenadoria Geral da Universidade (CGU).
A metodologia ativa é uma concepção educativa que estimula a crítica e reflexão no processo de ensino e aprendizagem. O educador, neste caso, participa ativamente do processo, em situações que promovam aproximação crítica do aluno com a realidade. As principais metodologias ativas utilizadas atualmente são a Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL, da sigla em inglês); a Metodologia da Problematização (MP); e a Aprendizagem Baseada em Projetos.
O docente da FT Jaime Portugheis, organizador do Fórum Permanente, ressaltou a importância que estes tipos de metodologias têm adquirido, principalmente, nos últimos anos. “Um dos objetivos do evento é a sensibilização para este tema. Há, ainda, muita resistência a estas metodologias por não serem tradicionais”, reconheceu.
Os especialistas Newton Carlos Polimeno, da Faculdade de Engenharia Biomédica da Puc-SP; Lúcia Rondelo Duarte, do Centro de Ciências Médicas e Biológicas da Puc-Sorocaba, e Gabriela Celani, da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC) da Unicamp, participaram de debate sobre o tema.
Gabriela Celani afirmou, na oportunidade, que “não faz mais sentido, como na antiguidade, que as aulas sejam apenas uma transmissão de informação”. “Quando você tem a experiência, o ganho de aprendizagem é muito maior do que simplesmente pela transmissão de informação”, justificou.
Newton Polimeno reconheceu, por sua vez, o embate entre a educação tradicional e os novos modelos. O médico e especialista da Puc-SP, afirmou, no entanto, que as experiências de Harvad e do MIT (Massachusetts Institute of Technology) comprovam “que praticamente já não existe mais aula magistral”. “Problemas do cotidiano envolvem não mais uma disciplina, mas duas, três e quatro disciplinas. Temos que passar do modo monodisciplinar para o interdisciplinar. Ao invés de usar avaliação como opressão aos alunos, temos que usá-la como diagnóstico”, pregou.
Lúcia Duarte apresentou a experiência da metodologia ativa no curso da Puc, com campus em Sorocaba (SP). A discussão sobre metodologias ativas integra evento idealizado pela Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação (EMC) da Universidade Federal de Goiás e pela Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia da Puc-SP. Na Unicamp, o evento foi coordenado pela FT. Os fóruns permanentes são sistematizados pela Coordenadoria Geral da Universidade (GCU).
Comentários
interesse nessa metodologia.
Estou interessada nesse projeto para aplicação no projeto de recuperação.
Metodologias Ativas no Ensino Aprendizagem
Achei interessante este tema, e relevante no processo ensino aprendizagem, sou professor em uma faculdade em Porto Velho,RO. e estamos discutindo este tema e já esta sendo aplicado no curso de medicina.
Metodologias Ativas na Graduação
Em nossa instituição foi implementado tal metodologia, contudo, desde o início até o momento, as reclamações dos alunos tem aumentado cada vez mais. Fomos buscar onde essa metodologia deu certo, como na UFG e PUG-GO, curiosamente nos cursos Integrais. Já nos cursos noturnos onde a maioria é uma classe trabalhadora, as reclamações foram as mesmas. Não há tempo para pesquisa e tantos trabalhos e projetos. Com isso:
- Matérias importantes como Matemática financeira em administração, estou ficando para traz pois o professor não tem mais tempo para a ministração da aula. Ou ele aplica o case, ou se dedica ao Projeto Interdisciplinar ou dá a sua aula, em qualquer escolha o aluno que trabalha será o prejudicado, haja visto que ele não dispõe de tempo para tal durante o seu dia.
- O mesmo acontece com as demais matérias como pesquisa operacional.
Então fica a pergunta. Seria essa uma metodologia a ser aplicada diga se de passagem com excelentes resultado nos cursos integrais onde os alunos dispõe de tempo?