Galeria de Arte abriga até dia 19 a
exposição 'Roupas para Não Vestir'
08/04/2013 - 15:47
- Text:
- Images:
- Images Editor:
Expostas no ambiente da Galeria da Unicamp, elas até parecem obras de arte, mas a curadora Rita Vidal adverte: “A proposta não é bem mostrar a roupa como obra de arte, mas sim refletir como a construção do vestuário pode propor novas visualidades para as roupas”. Roupas para o corpo e roupas que fazem pensar o corpo. Eis a diferença entre a alta moda e a exposição instalada na Galeria de Arte até 19 de abril.
Ao ver as peças inspiradas em obras de Oscar Niemeyer ou nos personagens “Gêmeos”, o visitante pode se surpreender com a quantidade de reflexões a que é levado. “Ela estudou várias obras de Niemeyer e imaginou como ficariam representadas em tecido, mas isso não significa que alguém deva vesti-la”, disse uma das curadoras da exposição, Maria Cláudia Bonádio. Na opinião da historiadora, graduada, mestre e doutora pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp, as peças fazem refletir sobre muitas roupas adquiridas no mercado têxtil e que na verdade causam incômodo.
O casaco de duas golas, em feltro, produzido por Rita, uma das curadoras da exposição, mostra como nem tudo o que está bem costurado tem o objetivo de cobrir o corpo. Apesar de arte e moda caminharem juntas desde o século passado, Rita é a única entre os seis expositores a assumir a caminhada rumo à carreira artística, pois os cinco expositores assumem experimentar a técnica construção da roupa em sua própria área, seja ela modelismo ou estilismo.
Doze trabalhos, de autoria de Edo Belleza, Fabiana Régis, Fernando Jeon, Gisele Miki, Mariana Morais e Rita Vidal, exibem possibilidades diferentes de utilização da modelagem e dos têxteis na criação e na construção de roupas que apesar de utilizarem técnicas sofisticadas e habitualmente empregadas em peças da moda de luxo, se distanciam das tendências de moda, dos padrões de beleza corporais vigentes e da funcionalidade.
Serviço
Exposição “Roupas para não vestir”
Data: até 19 de abril
Local: Galeria de Arte da Unicamp
Das 8h30 à 17h30