Unicamp encerra primeira etapa do curso
Pacto pela Alfabetização na Idade Certa

12/04/2013 - 14:38

“É uma satisfação ver a casa cheia”. Assim o professor Luiz Carlos de Freitas, diretor da Faculdade de Educação, iniciou sua fala aos professores orientadores da rede estadual e municipal de ensino, que concluíram hoje 40 horas do curso de formação continuada promovido pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, um programa liderado pelo Ministério da Educação (MEC).

Pela manhã, os participantes assistiram a palestra “Desafios da alfabetização no século XXI: práticas e metodologias”, ministrada por Clécio Bunzen, professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e também docente do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar), na linha de pesquisa "Ensino e aprendizagem de língua". No período da tarde, haveria a conclusão das atividades de formação realizadas durante a semana e planejadas para atender em especial a rede estadual de ensino, a qual inclui  86 cidades atendidas pela Universidade.

O MEC estabeleceu parcerias com praticamente todas as universidades públicas do país e a Unicamp ficou responsável por implementar a formação continuada dos professores orientadores, os quais, por sua vez, promoverão a formação dos professores alfabetizadores. Ana Lúcia Guedes Pinto, professora da Faculdade de Educação (FE) e coordenadora institucional do Pacto na Unicamp, explica que “o programa possui essa característica multiplicadora”.

Eliana Ayoub, presidente da Subcomissão Permanente de Formação de Professores ligada à Pró-Reitoria de Graduação (PRG), ressaltou a importância da parceira universidade-escola e o fato de que o curso tenha sido planejado conjuntamente entre docentes da Unicamp e os integrantes da rede nacional.

Já Sônia Jorge, responsável pelo Centro de Ensino Fundamental dos Anos Iniciais da Coordenadoria de Gestão da Educação Básica (CGEB), da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, se dirigiu aos participantes reafirmando a importância central de ações voltadas à formação continuada – “nosso foco é o professor e sua formação”.