Livro sobre o clown é lançado
na Assembleia Legislativa de SP

15/04/2013 - 11:26

/
Capa do livro sobre o clown

Capa do livro sobre o clown

Quase todo trabalho de mestrado e de doutorado em geral redunda também em outros produtos de investigação. É o caso de uma tese que está se tornando um livro. O tema é O Clown Visitador: Comicidade, Arte e Lazer para Crianças Hospitalizadas, desenvolvido na Unicamp. A obra acaba de ser produzida pela pós-graduanda Ana Elvira Wuo, que há 20 anos faz um trabalho voluntário como clown (palhaço) no Centro Infantil "Dr. Domingos Boldrini", de Campinas, um hospital filantrópico onde 80% dos pacientes com câncer são tratados pelo SUS. O lançamento acontece no próximo dia 23 no Espaço Cultural V Centenário da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, às 18 horas, pela Editora da Universidade Federal de Uberlândia (Edufu).

O clown tem suas raízes na baixa comédia grega e romana, com seus tipos característicos, e nas apresentações da Commedia dell'Arte (3). Nas festividades religiosas e nas apresentações populares da Antiguidade, havia uma alternância entre o solene e o grotesco. Esse é um fato comum a povos distintos: dos gregos até os aborígenes da Nova Guiné, passando pelos europeus da Idade Média ou pelos lamaístas do Tibete. Esta combinação do cômico e do trágico acentua a percepção de emoções contrapostas e é muito peculiar ao clown.

Os livros publicados no Brasil sobre o tema da arte do clown em ambiente hospitalar são geralmente focados na experiência pioneira dos "doutores da alegria" e são referências em diversos cursos de formação em teatro, psicologia e enfermagem. A autora, que atua por meio da palhaça Dolores Dolarria, mostra em 167 páginas a relação entre a palhaçaria e o ambiente hospitalar, fruto do seu estudo de mestrado. Ao acionar a figura do clown visitador e não do doutor-palhaço, ela faz uma investigação de outro modo de operar nesse espaço e novas formas de integração com ele. Com isso, possibilita que alunos e pesquisadores das áreas artística e de saúde tenham contato com uma pesquisa de fôlego, feita dentro do ambiente hospitalar, unindo arte, lazer e saúde no tratamento de crianças hospitalizadas. O Centro Infantil Boldrini foi o picadeiro do trabalho de Ana Elvira Wuo.

A obra tem como público-alvo professores pesquisadores e estudantes das áreas de teoria teatral, pedagogia do teatro, performance, profissionais da saúde e lazer, com prefácio da médica Sílvia Brandalise, presidente do Centro "Dr. Domingos Boldrini". Será comercializada ao preço de R$ 25,00. Conheça um pouco do trabalho de Ana Elvira através de um vídeo feito pelo Programa Brasil Urgente da TV Bandeirantes.

"Sentimos o cheiro do ambiente muito presente, o jeito e o som dos risos e sorrisos, as vozes, os pedidos, os choros, o sofrimento, alegria, pois tocamos um na experiência de vida interior do outro; criamos uma cumplicidade através da qual entendi de que forma um compromisso com o próximo me propiciava literalmente um estado de graça toda vez que partilhava a arte do clown com os pacientes. Vivemos uma linda história de amor..." Foi assim que Ana qualificou uma parte de sua experiência de 20 anos com as crianças hospitalizadas. "... o toque de uma mão pequenina nas mãos desajeitadas do clown indicava caminhos, passeios, descobertas de outros espaços dentro da cura, da arte, da alma", expressou.

 

Comentários

Boa noite.
Meu nome Daniel e amei este livro. Terminei de de lê-lo e aprendi muito muito e tenho posto em prática uma vez que estou terminando meu curso de Palhaço no Taquara com o grupo Trupe Miolo Mole. Gostaria, se possível, de ver alguém deste grupo, que ajudou na idealização deste livro pois recebi muito das crianças quando pude visitá-las no Hospital da Criança em Madureira.
Dia 14 de maio na Igreja Metodista Ortodoxa será a formatura de 55 novos palhaços e com certeza, alcançaremos muitas, não só crianças, mas pessoas de todas as idades para compartilhar nosso amor a elas.
Parabéns pra todos e será uma prazer ter alguém envolvido com esta tão linda obra em nossa formatura. Meu clown é o Chicóóó e manda abraços também.

Email: 
danielfpbauer@hotmail.com