D'Orsi ministra palestra
na FE sobre Gramsci

19/04/2013 - 15:00

A Faculdade de Educação (FE) da Unicamp recebe nesta sexta-feira, às 17h30, o professor Angelo d'Orsi, da Universidade de Turim, Itália, onde fará uma palestra. Angelo d'Orsi abordará o tema “Gramsci: educador no cárcere”, ele que é um dos maiores especialistas em Antonio Gramsci da atualidade. A fala dele abre uma oportunidade de diálogo e reflexão sobre o pensamento e a prática educativa desse importante filósofo contemporâneo.

Angelo d'Orsi dá continuidade à sua reflexão do ano passado na Unicamp, desta vez abordando as experiências desenvolvidas por Gramsci na prisão. Ele foi preso em 1926 pelo regime fascista. Mesmo nessa situação, escreveu ensaios sobre literatura e teoria política, publicados em jornais operários e socialistas.

O filósofo italiano atribuía à escola a função de dar acesso à cultura das classes dominantes, para que todos pudessem ser cidadãos plenos. Ficou célebre a frase do juiz que o condenou: "Temos que impedir esse cérebro de funcionar durante 20 anos". Gramsci cumpriu dez anos, mas morreu numa clínica de Roma em 1937.

O evento, que faz parte da programação de Colóquios de Filosofia e História da Educação, promovidos pelo Departamento de Filosofia e História da Educação (Dephe) da FE-Unicamp, contará com tradução simultânea da docente do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) Regina da Silva.

Experiência
Angelo d’Orsi é professor de História do Pensamento Político na Faculdade de Ciências Políticas da Universidade de Turim, membro da Comissão pela Edição Nacional da Obra di Antonio Gramsci e autor de numerosos ensaios, artigos, capítulos de livros e antologias sobre este autor. Concebeu e dirige a Bibliografia Gramsciana Ragionata (BGR), prevista em três volumes e lançada de 2007 a 2009.

Em sua vasta obra incluem-se vários títulos: La nostra Città Futura. Scritti torinesi (1911-1922) (Editora Carocci, Roma, 2004) (org.); Gli anni di Gramsci a Torino, Fondazione Gramsci, Roma 2004. Il nostro Gramsci (2011), Roma, Editora Viella (org.) e, mais recentemente, Antonio Gramsci, Scritti dalla libertà, Roma, Editora Riuniti, este último como coorganizador ao lado de Francesca Chiarotto.