IG tem três alunos premiados no Simpósio
Brasileiro de Sensoriamento Remoto

06/05/2013 - 14:33

Três alunos do Instituto de Geociências foram premiados no 16º Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto (SBSR), realizado em Foz do Iguaçu (PR) de 13 a 18 de abril. Dois deles estão entre os cinco premiados na categoria Iniciação Científica: Bruno Mendes da Rocha, com o trabalho intitulado “Geração de bibliotecas espectrais de depósitos de bauxita brasileiros e exemplos de uso para a prospecção de minérios de alumínio por sensoriamento orbital”; e Paulo Eduardo Locatelli, com uma “Avaliação de métodos para detecção e qualificação de exsudações oceânicas de hidrocarbonetos com base em sensoriamento remoto no espectro refletido”.

O terceiro prêmio foi para a aluna de doutorado Salete Gürtler, que teve seu painel escolhido como um dos melhores entre 992 apresentados no simpósio. O trabalho intitulado “Análise espectral de Brachiaria brizantha cultivada em solo contaminado por diferentes volumes de hidrocarbonetos líquidos” compreendeu resultados preliminares do projeto Biomarcadores, financiado pelo Cenpes-Petrobras, CNPq e Capes. Também participam da equipe Ieda Del’Arco Sanches, Lucíola Alves Magalhães, Giuliana Clarice Mercuri Quitério e Marcos Alves Nopper.

O professor Carlos Roberto de Souza Filho, orientador dos três alunos do IG, informa que cada um deles recebeu, além do certificado, um valor em dinheiro de R$ 1 mil. “O SBSR é um dos principais eventos da área de geociências e ciências ambientais do país. Nessa versão 2013 foram submetidos cerca de dois mil trabalhos completos, com temas que abrangem um amplo universo de especialidades. O fato de termos três alunos premiados é motivo de grande orgulho para a comunidade geológica e para a nossa instituição.”