Fico besta quando me entendem
dá título à nova obra sobre Hilda Hilst

08/05/2013 - 15:27

Uma das mais importantes vozes literárias do país, Hilda Hilst (1930–2004) queixou-se, a vida toda, do silêncio em torno de sua obra, da incompreensão da crítica, da distância do público e do descaso dos editores. As 20 entrevistas, reunidas na coletânea Fico Besta Quando me Entendem, lançada pela Biblioteca Azul, foram feitas de 1952 a 2002 em diversas ocasiões, como o lançamento de um de seus títulos, a estreia de uma de suas peças, uma homenagem e tentativa de compreender sua obra. Os primeiros exemplares começam a chegar nas livrarias esta semana. O trabalho foi organizado por Cristiano Diniz,  pós-graduando do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Unicamp, a convite do professor Alcir Pécora.

Cristiano Diniz é graduado em Ciências Sociais e mestre em Teoria e História Literária pela Univesidade e especialista em organização de arquivos de escritores. Neste campo, foi responsável pelo tratamento arquivístico do acervo da escritora Hilda Hilst e auxiliou na descrição arquivística dos documentos do acervo de Monteiro Lobato, ambos no Centro de Documentação Cultural “Alexandre Eulalio” (Cedae). Para a Globo Livros, estabeleceu o texto de "A menina do sobrado", de Cyro dos Anjos (2011), e do Teatro Completo, de Hilda Hilst (2008).

A ideia de fazer um livro de entrevistas partiu, há muito tempo, de conversas entre Pécora e Joaci Pereira Furtado (editor da Globo), na época em que preparavam a publicação dos volumes das obras reunidas de Hilda Hilst, organizada pelo primeiro.

Mais do que dar voz às queixas da autora, a reunião dessas conversas traz uma aproximação de seu universo, da forma como Hilda encarava a vida, a literatura, os amigos, o amor e a morte. Elas desvendam vinte anos de uma mulher sensível, bem humorada, ávida por ser lida – não apenas por vaidade, mas pela certeza de ter o que comunicar.

Hilda Hilst produziu, em 50 anos, um universo literário composto de poesia, teatro, prosa de ficção e crônicas. Seu texto, avesso à crítica, é denso, duro, viril, mas mantém o lirismo da poeta e a vontade de comunicar os mistérios do mundo. Nesse emaranhado literário, muitas vezes o leitor se perde: há um limite entre a prosa e a poesia? A prosa não pode ser também lida teatralmente? A sátira das crônicas não está também presente em alguns poemas?

A crítica tem se voltado à tentativa de compreender essas questões. No entanto, o que se vê, com as entrevistas de Fico Besta Quando me Entendem, é que quem é mais capaz de determinar as fronteiras entre os gêneros literários produzidos por Hilda Hilst é ela mesma.

Tida como obscura, árida e obscena, Hilda, na conversa pessoal, bem-humorada e explicativa, tendo como interlocutores leitores finos e amigos íntimos, demonstra, nessa reunião de conversas, uma séria consciência na construção de sua obra e uma análise perspicaz de sua personalidade. As entrevistas de Fico Besta quando me Entendem iluminam o legado da escritora, ainda cheio de meandros a serem descobertos.

Ao longo de sua trajetória literária, ela publicou livros de poesia, textos teatrais, romances em prosa e crônicas. Entre seus títulos mais famosos, destacam-se A  Obscena Senhora D (1982), adaptado para o teatro em 1993 e traduzido para o francês em 1997; Bufólicas (1992), com poesias satíricas; Fluxo-floema (1970), seu primeiro livro de ficção; e a trilogia obscena composta pelos títulos O Caderno Rosa de Lori Lamby, Contos d'escárnio/Textos grotescos e Cartas de um Sedutor, publicadas entre 1990 e 1991. Entre muitos outros, recebeu o Prêmio Jabuti por Rútilo nada, em 1994; o Prêmio da Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA) na categoria Melhor Livro do Ano em 1977, por Ficções; e o Grande Prêmio da Crítica pelo conjunto da obra, também da APCA, em 1981.

Obra de Hilda Hilst publicada pela Biblioteca Azul
A obscena senhora D
Baladas
Bufólicas
Cantares
Cartas de um sedutor
Cascos & carícias & outras crônicas
Com os meus olhos de cão
Contos d’escárnio/Textos grotescos
Da morte. Odes mínimas
Do desejo
Estar sendo. Ter sido
Exercícios
Fluxo-Floema
Júbilo, memória, noviciado da paixão
Kadosh
O caderno rosa de Lori Lamby
Poemas malditos, gozosos e devotos
Rútilos
Teatro completo
Tu não te moves de ti
Uma superfície de gelo ancorada no riso