Sinfônica toca
obras de jovens
compositores,
quinta, na
Casa do Lago
14/05/2013 - 09:48
- Text:
- Images:Divulgação
Com um repertório eclético e inovador, a Orquestra Sinfônica da Unicamp se apresenta na Casa do Lago, na próxima quinta-feira (16), às 19 horas. Sob a regência de Cinthia Alireti e solos do trombonista Felipe Brito, o concerto promete surpresas ao público em razão das diferenças de estilos das composições.
O conjunto interpreta obras de dois jovens compositores da Unicamp, Igor Maia e Ivan Simurra, uma peça de Launy Grondahl e do sempre jovem W. A. Mozart.
Sobre a música Avanti sempre avanti!, o autor Igor Maia afirma ter sido escrita para a orquestra Avanti!, da Finlândia, e estreada no Festival de Verão, realizado em Porvoo há mais de 20 anos. Como parte da encomenda, os compositores selecionados foram desafiados a utilizarem difusão eletrônica na obra.
“Avanti sempre avanti! foi composta em três partes: na primeira, apenas a orquestra toca com sequências de grande virtuosidade para os músicos. Na segunda seção, a parte eletrônica entra em cena para depois ceder novamente espaço para a orquestra na última parte. Avanti sempre avanti! é, portanto, uma homenagem à orquestra finlandesa, onde utilizo sons eletroacústicos para contrapor com o material composicional utilizado na orquestra”, descreve.
A peça de Ivan Simurra é descritiva e remete a uma “tarde quente e chuva na companhia de dois novos amigos”. Os instrumentos promovem os “diálogos” e os tons do ambiente.
Vale lembrar que a participação dos dois alunos da Unicamp integra o projeto Perfomance (já na sua quarta edição), no qual a Sinfônica da Unicamp atua como um laboratório de pesquisa em música – composição, performance instrumental e regência.
Trombonista Felipe Brito
Natural da vizinha cidade de Itu, o trombonista Felipe Brito, solista da noite, é bacharel pela Unicamp, onde foi orientado por Robson de Nadai. Também recebeu o Performance Diploma pela Escola de Música do Estado de São Paulo, com Gilberto Gianelli e Carlos Freitas. Entre seus mestres, estão Anthony Plog (Los Angeles Orchestra), Massimo La Rosa (Cleveland Orchestra), Jörgen van Rijen (Concertgebouw Orchestra), Steve Mead e Yo-Yo Ma.
Atualmente, Brito cursa o mestrado em Bloomington, na Jacobs School of Music, na classe dos professores Peter Ellefson, Dee Stewart e Carl Lenthe.
Programa
1) Ivan Simurra: Fireman Dither - Variate Ilona
2) Launy Grondahl: Concerto para Trombone e orquestra
I. Moderato assai ma molto maestoso
II. Quasi una leggenda: Andante grave
III. Finale: Maestoso - Rondo
3) Igor Maia: Avanti Sempre Avanti!
para orquestra de câmara e difusão eletrônica
4) W. A. Mozart "Sinfonia n.29, K.201 (186a) em Lá maior"
I. Allegro moderato
II. Andante
III. Menuet et Trio
IV. Allegro con spirito
Serviço
Concerto
Orquestra Sinfônica da Unicamp
Regente: Cinthia Alireti
Solista: Felipe Brito (trombone)
Data: 16 de maio (quinta-feira)
Horário: 19 horas
Local: Casa do Lago (Rua Érico Veríssimo, 1011 - Cidade Universitária "Zeferino Vaz" - Unicamp Barão Geraldo – Campinas, SP)
Entrada franca