Unicamp discute cooperação
com a Universidade de Münster
17/05/2013 - 14:23
- Text:
- Images:
- Images Editor:
O coordenador-geral da Unicamp Alvaro Penteado Crósta se reuniu na manhã desta sexta-feira (17) com o diretor-executivo do Centro Brasileiro da Universidade de Münster (WWU), localizado na Alemanha. Ricardo Schuch veio a Unicamp em busca de parcerias institucionais para o intercâmbio de alunos e pesquisadores.
“Nós ainda não temos convênios com a Unicamp. O objetivo, portanto, foi iniciar um processo para conseguirmos chegar a um acordo institucional entre as duas universidades. Devemos realizar, em breve, um workshop conjuntamente para uma aproximação inicial”, revelou o representante da instituição alemã.
Alvaro Crósta ressaltou, por sua vez, que a Universidade de Münster é uma das mais importantes instituições de ensino da Alemanha. “Nós ainda não temos uma parceria formal, embora existam projetos de colaboração por parte de alguns docentes da Unicamp. Este contato é importante, principalmente, neste momento em que a Universidade de Münster está estruturando um escritório de representação no Brasil”, considerou.
O diretor Ricardo Schuch informou que a WWU é umas das instituições alemãs com maior contato com o Brasil. O interesse é tanto que a Universidade de Münster criou, em 2008, um centro brasileiro, instalado no campus da instituição. “A WWU está entre as cinco maiores da Alemanha, em números de estudantes. Temos algumas áreas de interesse com a Unicamp e que já existem contatos, como nos campos da geoinformática, sistemas de informação e física. Mas também gostaríamos de ampliarmos novas frentes de pesquisa”, contou.
Também participaram do encontro, Alberto Luiz Serpa e Newton Pereira. Serpa é coordenador de relações institucionais e internacionais da Unicamp, e Newton Pereira responde pelo escritório da Universidade de Münster no Brasil.