Unicamp recebe visita de delegações dos
EUA, Grã-Bretanha, Japão e Alemanha

20/05/2013 - 16:05

/
Estudantes e professores da Washington State University

Estudantes e professores da Washington State University

Estudantes e professores da Washington State University

Estudantes e professores da Washington State University

Alberto Luis Serpa com Yoshiko Motooka (JSPS)

Alberto Luis Serpa com Yoshiko Motooka (JSPS)

Delegação da Universidade de La Verne

Delegação da Universidade de La Verne

A Unicamp recebeu quarta-feira (15) da semana passada a visita de uma delegação da Washington State University. Constituído por dez estudantes de graduação, dois de pós-graduação e mais quatro professores das áreas de agronomia e engenharia de alimentos, o grupo foi recebidos pela professora Ângela Maria Moraes, representando a Coordenadoria de Relações Institucionais e Internacionais (Cori) e por representantes da Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri e da Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA). A visita à Unicamp teve como propósito proporcionar aos estudantes norte-americanos tenham a oportunidade de conhecer uma nova cultura, trocando experiências entre as áreas de atuação das duas instituições e caminhar para a possibilidade de realização de novos convênios internacionais.

Durante todo o dia a delegação visitou as instalações da Feagri, FEA e outros institutos localizados no campus. Um dos destaques foi uma apresentação da Washington State University aberta para toda a comunidade. A sala CB08 do Ciclo Básico ficou completamente lotada de estudantes da Unicamp que puderam interagir com seus colegas norte-americanos e com o corpo docente que compunha a delegação. A visita terminou com uma palestra proferida pela professora Priscilla Efrain, do Departamento de Tecnologia de Alimentos da FEA, sobre o cacau e o processamento industrial do chocolate.

A Unicamp também recebeu no mesmo dia a visita de representante da Sociedade Japonesa para a Promoção da Ciência (JSPS), entidade voltada para a realização de parcerias nas áreas científicas e acadêmicas do Japão com instituições de outros países. O coordenador da Cori, Alberto Luis Serpa, recepcionou a conselheira Yoshiko Motooka, que apresentou os programas que são desenvolvidos tendo em vista a possibilidade de realização de convênios futuros.

Outro destaque na semana foi a visita de 11 representantes da Universidade de Leeds, na Grã-Bretanha na manhã de quinta-feira (16). A recepção foi coordenada pela professora Anne Hélène Fostier, represente da Cori, e teve a participação de representantes do Instituto de B iologia (IB), Instituto de Geociências (IG), Instituto de Artes (IA, Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) e Agêncioa de Inovação Inova Unicamp. Entre os assuntos tratados estão o aprimoramento de uma série de convênios já existentes, em especial nas áreas de geociências, biologia e química. Durante o encontrou foi debatida a possibilidade de ampliar as parcerias desenvolvidas entre a Unicamp e a instituição britânica. 

Também na quinta-feira estiveram da Unicamp visitantes da Universidade de Cardiff, Grã-Bretanha. Os professores Siobhan Robinson e Owain Llwyd foram recepcionados pela professora Angela Maria de Moraes, da Cori, para discutirem possíveis parcerias entre as duas instituições e o programa Ciência Sem Fronteiras. Na sexta-feira (17), a universidade recebeu a visita de uma delegação da Universidade de La Verne, EUA. Os representantes da universidade norte-americana estiveram reunidos com a professora Anne Hélène Fostier. Foi debatida a proposta de oferecimento de cursos de extensão de curta duração durante as férias aos estudantes de graduação e pós-graduação da Unicamp. Entre os temas que podem ser contempladas estão a administração e o empreendedorismo. Outra possibilidade que deverá ser analisada é a possibilidade de intercambio do corpo docente das duas instituições.