Unicamp recebe visita de delegações dos
EUA, Grã-Bretanha, Japão e Alemanha
20/05/2013 - 16:05
- Text:
- Images:
- Images Editor:
A Unicamp recebeu quarta-feira (15) da semana passada a visita de uma delegação da Washington State University. Constituído por dez estudantes de graduação, dois de pós-graduação e mais quatro professores das áreas de agronomia e engenharia de alimentos, o grupo foi recebidos pela professora Ângela Maria Moraes, representando a Coordenadoria de Relações Institucionais e Internacionais (Cori) e por representantes da Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri e da Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA). A visita à Unicamp teve como propósito proporcionar aos estudantes norte-americanos tenham a oportunidade de conhecer uma nova cultura, trocando experiências entre as áreas de atuação das duas instituições e caminhar para a possibilidade de realização de novos convênios internacionais.
Durante todo o dia a delegação visitou as instalações da Feagri, FEA e outros institutos localizados no campus. Um dos destaques foi uma apresentação da Washington State University aberta para toda a comunidade. A sala CB08 do Ciclo Básico ficou completamente lotada de estudantes da Unicamp que puderam interagir com seus colegas norte-americanos e com o corpo docente que compunha a delegação. A visita terminou com uma palestra proferida pela professora Priscilla Efrain, do Departamento de Tecnologia de Alimentos da FEA, sobre o cacau e o processamento industrial do chocolate.
A Unicamp também recebeu no mesmo dia a visita de representante da Sociedade Japonesa para a Promoção da Ciência (JSPS), entidade voltada para a realização de parcerias nas áreas científicas e acadêmicas do Japão com instituições de outros países. O coordenador da Cori, Alberto Luis Serpa, recepcionou a conselheira Yoshiko Motooka, que apresentou os programas que são desenvolvidos tendo em vista a possibilidade de realização de convênios futuros.
Outro destaque na semana foi a visita de 11 representantes da Universidade de Leeds, na Grã-Bretanha na manhã de quinta-feira (16). A recepção foi coordenada pela professora Anne Hélène Fostier, represente da Cori, e teve a participação de representantes do Instituto de B iologia (IB), Instituto de Geociências (IG), Instituto de Artes (IA, Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) e Agêncioa de Inovação Inova Unicamp. Entre os assuntos tratados estão o aprimoramento de uma série de convênios já existentes, em especial nas áreas de geociências, biologia e química. Durante o encontrou foi debatida a possibilidade de ampliar as parcerias desenvolvidas entre a Unicamp e a instituição britânica.
Também na quinta-feira estiveram da Unicamp visitantes da Universidade de Cardiff, Grã-Bretanha. Os professores Siobhan Robinson e Owain Llwyd foram recepcionados pela professora Angela Maria de Moraes, da Cori, para discutirem possíveis parcerias entre as duas instituições e o programa Ciência Sem Fronteiras. Na sexta-feira (17), a universidade recebeu a visita de uma delegação da Universidade de La Verne, EUA. Os representantes da universidade norte-americana estiveram reunidos com a professora Anne Hélène Fostier. Foi debatida a proposta de oferecimento de cursos de extensão de curta duração durante as férias aos estudantes de graduação e pós-graduação da Unicamp. Entre os temas que podem ser contempladas estão a administração e o empreendedorismo. Outra possibilidade que deverá ser analisada é a possibilidade de intercambio do corpo docente das duas instituições.