Com mais de 7 mil doses
já aplicadas, Cecom prossegue
com vacinação para grupos de risco
24/05/2013 - 15:37
- Text:
- Images:
- Images Editor:
Apesar do sucesso da campanha contra a gripe na Unicamp, o Centro de Saúde da Comunidade (Cecom) destaca a importância da vacinação para os grupos de risco. Profissionais da saúde, gestantes, portadores de doenças crônicas e idosos ainda podem se vacinar gratuitamente até a próxima quarta-feira (29).
“A expectativa é chegar próximo de oito mil doses, número bem maior do que conseguimos no ano passado. As pessoas que se enquadram nos grupos de riscos estão mais suscetíveis a complicações decorrentes da gripe. Eles podem ter o que chamamos de síndrome respiratória aguda grave, que pode levar o paciente a óbito. Tanto é que dos seis casos confirmados em Campinas, cinco deles apresentavam fator de risco para complicação”, acentua a coordenadora adjunta do Cecom, Rôse Clélia Grion Trevisane.
Ela informa que estas pessoas podem tomar a dose durante a semana, das 8h30 as 17 horas, no Cecom. A carteira de vacinação e o comprovante de vínculo funcional com a Unicamp são os documentos exigidos.
“A vacina deste ano contem três cepas: H1n1, H3n2 e influenza B. Ela previne estes três tipos vírus associados ao influenza, que é o causador da gripe. Há uma variação, de um ano para o outro, na composição da vacina conforme as epidemias registradas anteriormente. Por isso que a sua indicação é anual”, explica Rôse Trevisane.
A diretora do serviço de enfermagem do Cecom, Luciane da Silva Antunes, acrescenta que a vacina não possui reações adversas graves. “É mais uma dor local e, às vezes, alguma dor no corpo. E a vacina não dá gripe, que é uma informação muito questionada pelos pacientes. Portanto, tomar a dose é muito importante em caráter preventivo”, ressalta.
Para quem não possui vínculo com a Unicamp
No Estado de São Paulo, a vacinação vai até o dia 29 de maio nos postos de saúde. Podem se vacinar idosos com mais de 60 anos, gestantes e crianças com até 2 anos de idade. Em Campinas, a população pode tomar a dose nos 63 centros de saúde do município.