Sinfônica de Yale se apresenta
terça, às 12h30, no Imecc
23/05/2013 - 09:51
- Text:Divulgação
- Images:Portal da Universidade de Yale
Sob a regência do maestro Toshiyuki Shimada, os jovens integrantes da Orquestra Sinfônica de Yale (YSO) se apresentam no dia 28 de maio, às 12h30, no saguão do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (imecc) da Unicamp. Peças de Rossini, Mussorgsky e Lorenzo Fernandes compõem o repertório dessa apresentação. Além da Unicamp, a Sinfônica de Yale tem outras atividades no Brasil. No sábado (25) em Piracicaba; domingo (26), na Sala São Paulo, na Capital; segunda (27) em Jundiaí. Depois de tocar na Unicamp segue para Buenos Aires.
Criada em 1965 por um grupo de estudantes, a YSO faz parte da renomada instituição de ensino de artes liberais dos Estados Unidos, a Universidade de Yale. É uma das mais prestigiadas entre as orquestras universitárias dos Estados Unidos e sua reputação rivaliza com a de outros respeitados conservatórios de todo o mundo. A YSO já dividiu o palco com grandes estrelas da música erudita, como Yo-Yo Ma, Frederica von Stade, Emmanuel Ax e David Shifrin.
Muitos alunos da YSO têm seguido uma rica carreira musical. Alguns ganharam reputação internacional, como é o caso de Marin Alsop, regente da Sinfônica de São Paulo e diretora musical da Orquestra Sinfônica de Baltimore. Alsop também começou a sua carreira de estudante na Universidade de Yale e regeu a YSO entre 1974 e 1975.
Toshiyuki Shimada
Toshiyuki Shimada é diretor musical da Orquestra Sinfônica de Yale desde 2005, também atua como diretor musical e maestro da Orquestra Sinfônica do Leste De Connecticut, New London, e diretor musical e Maestro da Orquestra do Sul de Finger Lakes, bem como diretor musical laureado da Orquestra Sinfônica de Portland, Maine, com a qual atuou como diretor musical entre 1986 e 2006. Antes de sua participação em Portland, foi maestro associado da Orquestra Sinfônica de Houston por seis anos. Shimada atua como maestro principal da gravadora Vienna Modern Masters, na Áustria, desde 1998.
A Orquestra Sinfônica de Yale
Com quase cinquenta anos de existência, a Orquestra Sinfônica de Yale, fundada em 1965, goza de uma reputação como uma das principais orquestras de estudantes nos Estados Unidos. O grupo alcançou um lugar permanente na Galeria de Yale com a produção de Show Anual de Halloween, quando se apresentam fantasiados, à meia-noite, para uma plateia de milhares de pessoas no centenário teatro Woolsey Hall.
Programa
Gioacchino Rossini (1792 – 1868): Guilherme Tell, abertura em mi menor
Modest Mussorgsk (1839 – 1881): Quadros de uma exposição (versão Ravel)
Lorenzo Fernandes: (1897 – 1948) Batuque
Leia também na Agenda de Eventos
Orquestra de Tatuí toca no Instituto de Artes