Jaime Pinsky lança o livro
“Por que gostamos de História”

05/06/2013 - 17:26

Jaime Pinsky

O historiador Jaime Pinsky, professor aposentado da Unicamp, lança na próxima segunda-feira, na Livraria Cultura, em São Paulo, o livro Por que gostamos de História, pela Editora Contexto, da qual é diretor. A obra, segundo o autor, é antes de tudo uma declaração de amor à História. “Entretanto, o livro vai além. Por meio dele, reflito sobre diferentes temas, que vão da cultura às relações internacionais, passando, por exemplo, por questões ligadas à educação e à família”, afirma.

A declaração de amor à História, reforça Pinsky, foi a principal motivação para produzir o livro. “Penso que não podemos perder a oportunidade de fazer esse tipo de revelação. Quando era garoto, em Sorocaba, eu era apaixonado por uma menina. Sempre que chegava perto dela, meu coração acelerava e minhas mãos, transpiravam. Nunca confessei esse sentimento. Decorridos 50 anos, eu a encontrei em um evento social. Foi quando contei a ela sobre minha paixão de infância. Ela disse, então, que eu deveria ter me declarado naquela época, porque ela também estava interessada em mim”, relata.

Jaime PinskyDe acordo com Pinsky, as pessoas gostam de História desde a infância, motivadas principalmente pela curiosidade. Quando crescem, continuam se interessando pelo tema, mas com outro objetivo. “Elas procuram compreender o passado para se entenderem melhor e para buscar explicações sobre o aqui e agora”, diz. Conforme o autor, Por que gostamos de História é composto por artigos produzidos ao longo dos últimos anos, que foram cuidadosamente selecionados. Alguns tiveram que sofrer alterações para figurar no livro.

Na opinião do historiador, a obra é “aberta” e pode ser lida tanto por historiadores, que não terão dificuldade em dialogar com ela, quanto pelo público interessado no tema, visto que o texto não é acadêmico. Sobre a História, Pinsky faz o seguinte comentário na apresentação do volume: “A História não é como a estatística que, devidamente manipulada, diz o que queremos. Mesmo assim há quem insista em torturá-la, exigindo que ela confesse crimes que não cometeu”.

Serviço

Título: Por que gostamos de História

Autor: Jaime Pinsky

Editora: Contexto

Número de páginas: 224

Preço sugerido: R$ 29,90

Comentários

Estou encantada com os relatos do autor sobre o livro,não vejo a hora de começar a mergulhar em sua história.

Eu ontem assisti o programa do Jô , e fiquei encantada como Jaime Pinsky, como ele é inteligente e fiquei curiosa em Lê esta OBRA dele, já vou comprar. ABRAÇO!

Ouvi uma entrevista dele na Radio Metrópole de Salvador e me interessei. Pretendo comprar o livro Porque tenho uma enorme curiosidade de compreender o passado do Brasil para entender o presente.

Email: 
Oliveira.noemia@hotmail.com

Sempre utilizei os livros de Pinsky em minhas aulas aqui na UFRR!
Professor Orlando de Lira Carneiro
Coordenação de História (UFRR)

Email: 
orlandocarneiro.lira@gmail.com