Unicamp e Universidade de Massachusetts
criam Rede Transnacional de pesquisa
13/06/2013 - 12:00
- Text:Da Redação
- Images:
- Images Editor:
A Unicamp e a Universidade de Massachusetts (EUA) definiram na manhã desta quinta-feira (13), em reunião na Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Preac), a constituição da Rede Transnacional de Saúde, Ambiente e Trabalho, que contará com a participação de outras universidades brasileiras. O objetivo da iniciativa é desenvolver pesquisas que possam influenciar positivamente nas áreas que serão objeto dos estudos, notadamente no Brasil. “A Rede iniciará os trabalhos com um projeto que vai comparar as políticas públicas de saúde no Brasil e em outros países, principalmente os Estados Unidos”, adiantou a professora Emília Wanda Rutkowski, da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC).
Participaram da reunião, além de Emília Rutkowski, o pró-reitor de Extensão, João Frederico da Costa Azevedo Meyer; o professor da Universidade de Massachusetts, Carlos Eduardo Siqueira; a professora da Faculdade de Enfermagem da Unicamp; Inês Monteiro; a professora da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp; Silvia Santiago; a professora da Universidade Estadual de Maringá, Elizabeth Nagahama; o professor da Escola de Saúde Pública de Mato Grosso, Fabiano Borges; o professor da FCM e da Universidade de Brasília; Heleno Correa Filho; e a professora da Universidade de Brasília, Maria da Graça Höefell.
De acordo com os participantes da reunião, a Rede será objeto de um convênio entre a Unicamp, por meio da Preac, e a Universidade de Massachusetts. Os trabalhos, porém, serão executados antes mesmo da formalização do acordo. “As duas instituições têm tradição de cooperação. Ambas mantiveram por cinco anos um convênio que expirou em 2010. Assim, não teremos dificuldade em conduzir os projetos de forma colaborativa”, explicou Emília Rutkowski. Ainda segundo ela, a disposição é a de estender o convênio também para as outras instituições de ensino que integrarão a Rede.
Além do projeto comparativo entre as políticas de saúde pública do Brasil e de outros países, novas ações já estão previstas, nas áreas do trabalho e da saúde, esta com foco no segmento da oncologia. “Vale ressaltar que esse intercâmbio acadêmico abrangerá todos os níveis, da graduação à pós-graduação, passando extensão universitária”, completou Emília Rutkowski. O pró-reitor de Extensão se disse satisfeito com os encaminhamentos extraídos da reunião e acrescentou que não tem dúvida sobre os resultados positivos que serão obtidos com os trabalhos.