Pianista sérvia comemora realização
de recital e aulas no IA da Unicamp
17/06/2013 - 15:26
- Text:
- Images:
- Images Editor:
A pianista sérvia Smiljana Danilov ficou surpresa com o convite do professor Mauricy Martin para o recital realizado nesta segunda-feira, no auditório do Instituto de Artes (IA) da Unicamp. “Nunca pensei que aconteceria comigo, pois muitos professores estrangeiros vão à Sérvia e falam que somos muito talentosos, elogiam, mas nunca dão continuidade no trabalho nem fazem convite para concertos”, revela. Mas, enfim, aconteceu. Estou aqui pela primeira vez, todo mundo está muito amigável. Estou encantada. É uma experiência muito importante para mim”, declarou Smiljana.
No repertório, diante do público formado por pessoas da Universidade e da comunidade externa, Smiljana executou peças de Johann Sebastian Bach, Wolfgang Amadeus Mozart, Franz Chopin S. Rachmaninof, M. de Falla e Marko Tajcevic.
Recém-formada no ensino médio, a pianista esteve entre os alunos de Martin num workshop oferecido por ele dentro de uma conferência de Piano, na Sérvia. Ao oferecer um workshop em uma conferência de piano na Sérvia, Martin foi consultado pela jovem instrumentista sobre a possibilidade de dar continuidade ao trabalho no Brasil. “É importante para ela realizar este recital. Ela é uma jovem muito talentosa”, disse Martin.
De acordo com Smiljana, o piano é um dos instrumentos mais procurados por estudantes de música na Sérvia, mas o resultado depende da qualidade do professor e do estudo. Para a estudante sérvia Ivana Stankovic, que frequentou escola primária de piano na Sérvia, o concerto tinha tudo para ser bom, pois o nível de piano no país é muito alto.