Sinfônica toca
Eleazar de
Carvalho no
Castro Mendes e
na Casa do Lago

18/06/2013 - 08:05

Eleazar de Carvalho

Considerado um dos mais importantes regentes brasileiros, pouco se conhece do compositor Eleazar de Carvalho (1912-1996). A Orquestra Sinfônica da Unicamp, sob a regência do espanhol Octavio Más-Arocas, interpreta a obra de Eleazar de Carvalho, "Variações sobre duas séries dodecafônicas para percussão e orquestra de cordas", com solos de . Os concertos acontecem nesta semana, na quarta-feira (19), às 20 horas, no Teatro Castro Mendes, e na quinta (20), às 19 horas, na Casa do Lago (Unicamp). O repertório traz, ainda, a Sinfonia nº 8, de A. Dvorak (1841-1904).“Diferentemente das primeiras óperas de caráter nacionalista de Eleazar, esse concerto para percussão e orquestra possui uma linguagem dodecafônica e utiliza notação gráfica e proporcional na parte de percussão solista”, afirma Hashimoto.

A obra teve sua estréia em 1969 pela St. Louis Symphony Orchestra, sob a regência do próprio autor. “Os instrumentos inusitados, muitos deles foram construídos especificamente para esse concerto: o uso do tam-tam amplificado, a escrita gráfica, tudo remete a um período de extrema experimentação na música”, comenta. A última execução da peça aconteceu em 1978, pela Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo.


Solista
Fernando Hashimoto é professor de percussão do Departamento de Música da Unicamp, e atuou como timpanista solista da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas por 16 anos. Ele tem se apresentado com diversas orquestras ao redor do mundo e tem sido convidado para ministrar clínicas e recitais em diversas universidades e importantes festivais sediados no Brasil, Argentina, Uruguai, Croácia, Suécia, Puerto Rico, Inglaterra, Alemanha, Espanha, Chile, República Tcheca, França, Irlanda, Peru, Eslovênia, Noruega, Finlândia, Dinamarca e Estados Unidos, onde realizou concertos em 27 diferentes estados.

O músico possui doutorado em percussão pela City University of New York como bolsista da Fulbright/CAPES, e cursou bacharelado e mestrado em música na Unicamp. Como camerista tem atuado ao lado da soprano americana Monica Harte, e no duo Nuance (Brasil/Espanha), além dos grupos de música contemporânea CONtempo e gccontemporaryensemble baseados em New York , e o Valerius Ensemble, em Amsterdam.

Reconhecido como um especialista do repertório brasileiro para percussão, estreou mais de 40 obras de compositores brasileiros, muitas das quais dedicadas a ele, incluindo a premiere no Brasil do Concerto para Percussão e Orquestra de Marlos Nobre.Do mesmo compositor, fez a primeira performance da obra Sonante I, em Washington, EUA, bem como a premiere mundial do Concerto para Tímpanos e Orquestra, de Ney Rosauro, e o Concerto para Vibrafone e Orquestra, de Raul do Valle.

Hashimoto recebeu o prêmio 2007 Percussive Arts Society Outstanding Service Award, em reconhecimento ao seu serviço e dedicação a comunidade musical.Suas gravações incluem os CDs: Brazilian Concertos for Percussion, and Configurations for Contemporary Percussion, ambos pela IPH Records. Fernando Hashimoto é artista patrocinado da Pro-Mark e Zildjian.

Fernando Hashimoto

Serviço

Concerto

Orquestra Sinfônica da Unicamp

Regência: Octavio Más-Arocas

Solista: Fernando Hashimoto (percussão)

Quando: 19 de junho, às 20 horas, no  Teatro Castro Mendes (Praça Corrêa do Lago, s/n, Vila Industrial).

Ingressos: R$ 20 e R$ 10

20 de junho, às 19 horas, na Casa do Lago (Unicamp)

Entrada franca


Programa

Eleazar de Carvalho  - "Variações sobre duas séries dodecafônicas para percussão e orquestra de cordas"

A. Dvorak - Sinfonia n.8