Fórum Permanente discute
acesso a educação superior

27/06/2013 - 12:45

/
Abertura do evento

Abertura do evento

O especialista Eric Dietrich

O especialista Eric Dietrich

O acesso ao ensino superior no Brasil foi o tema do Fórum Permanente realizado nesta quinta-feira (27) no Centro de Convenções da Unicamp. O evento reuniu especialistas de diversas universidades brasileiras e do exterior para discutir a temática e apresentar algumas políticas de ações afirmativas adotadas no país. 

Cibele Yahn de Andrade, pesquisadora do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas (Nepp) e uma das organizadoras do evento, realizou a abertura do Fórum. Também participou José Marcos Pinto da Cunha, docente do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) e pesquisador do Nepp.

Conforme a organizadora, o acesso ao ensino superior é um “tema muito importante para as políticas públicas do país”. Cibele de Andrade citou como exemplo o programas da Unicamp de Ação Afirmativa e Inclusão Social (Paais) e o de Formação Interdisciplinar Superior (ProFIS), cujas avaliações foram apresentadas durante o evento.  

Também participou o sociólogo Simon Schwartzman, ex-presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Schwartzman falou sobre a necessidade de criar alternativas para a educação média e profissional no Brasil. Da Universidade do Estado de Nova York, o professor de filosofia Eric Dietrich discutiu o acesso ao ensino superior em um contexto global. Os Fórums Permanentes são sistematizados pela Coordenadoria Geral da Universidade (CGU).