Telas, fotos,
vídeos e
até intercâmbio
internacional
em exposições

04/07/2013 - 16:45

/
Margareth e o assessor Fábio Cerqueira

Margareth e o assessor Fábio Cerqueira

Margareth, coordenadora da CDC

Margareth, coordenadora da CDC

Foto do artista Genivaldo

Foto do artista Genivaldo

Vestígios de um incêndio que destruiu uma edificação inspiraram o ensaio fotográfico do artista plástico Genivaldo Amorim para a exposição "Queimaduras de 3º Grau". Ao fotografar as paredes arruinadas pelo acidente, ele revela uma composição de cores, manchas e texturas que pode levar o apreciador a imaginar movimentos sanguíneos, células, cicatrizes ou até mesmo os próprios vestígios de um acontecimento. A mostra pode ser visitada até 22 de agosto de 2013, na Escola de Extensão da Unicamp.

O espaço da Escola de Extensão é uma das ramificações do Projeto Espaço de Arte da Coordenadoria de Desenvolvimento Cultural (CDC) da Unicamp. Além da arte de Amorim, a equipe responsável pelo projeto realiza as exposições "Arte Naif, Brasil em Cores", de Eliete Tordin, no Centro de Convenções, até 9 de agosto; "Faces do Feminino", de Emilene Frigato, até 23 de agosto; na Faculdade de Ciências Aplicadas de Limeira; "Impressionando o olhar de quem o alcança", de Bernardo Caro, no Centro de Saúde da Comunidade (Cecom), até 21 de agosto; e "Thomaz Perina", até 23 de agosto, no Espaço de Integração da Agência para a Formação Profissional da Unicamp (AFPU).

De acordo com a coordenadora da CDC, Margareth do Carmo Vieira Junqueira, o Projeto Espaço de Arte, sob curadoria de Sandra Caro Florio, tem mostra agendada até o final do ano. A atividade, iniciada com áreas da Unicamp convidadas a receber uma exposição, resultou numa demanda espontânea de outras unidades da Universidade. Segundo Margareth, estão em processo de adequação de espaço a Faculdade de Educação e o Colégio Técnico da Unicamp. Outra proposta de parceria nas mostras itinerantes vem de fora e foi apresentada pela Câmara Municipal, mas está em estudo. 

Galeria
Além das mostras da CDC, outras exposições podem ser visitadas pela Unicamp. Uma delas é resultado da tese de doutorado da artista Elaine Corsi, intitulada “Os sete pecados capitais: novas possibilidades para o trabalho plástico”, em cartaz na Galeria de Arte da Unicamp até dia 12 deste mês.

Um ser híbrido (homem/bicho) foi escolhido como personagem para compor as sete primeiras imagens da sequência, com símbolos repetitivos, com a intenção de mostrar a possibilidade de o ser humano ser acometido de quaisquer sentimentos, os quais podem ocorrer ao mesmo tempo levando a determinadas atitudes nem sempre corretas, de acordo com a autora. 

Na opinião da produtora cultural da Galeria, Walkiria Pompermayer, o trabalho em xilogravura e a tese tiveram uma receptividade importante por parte da banca, do público presente no momento da defesa e também pelos visitantes. “Foi uma defesa longa, durou das 10h00 às 13h30, talvez pela própria qualidade alta do trabalho”, declara Walkiria.

A autora revela que, nas imagens comumente apresentadas em preto e branco, ela introduziu a cor, com o intento de corroborar na tensão pelo tema.

Imperdível
Um intercâmbio artístico baseado em uma obra “A Tempestade”, de Shakespeare, deve movimentar a Galeria de Arte de 22 de julho a 1º de agosto. Segundo Walkiria, trata-se de um encontro virtual entre artistas londrinos e brasileiros que deve resultar numa mostra física. “Todo o processo de criação está sendo conversado virtualmente, mas, ao final, termos um resultado físico, palpável”, explica Walkiria. A proposta, ainda em discussão, é ter uma abertura, dia 22, na Galeria, com videoconferência entre o grupo da Wimbledon College of Arts e o da Unicamp, do qual fazem parte as artistas Walkiria Pompermayer e Ana Paula Andrade, funcionárias da Galeria de Arte da Unicamp.

De acordo com a curadora da Galeria, Lygia Eluf, serão realizadas e apresentadas performances, vídeos, instalações, desenhos, fotografias, gravuras e pinturas.

Serviço

Exposições

- Arte Naif
Eliete Tordin
Centro de Convenções
Até 9 de agosto
De segunda a sexta-feira,
das 9 às 17 horas

- Thomaz Perina
Espaço de Integração da AFPU
Até 23 de agosto
De segunda a sexta-feira,
das 9 às 17 horas

- Impressionando o olhar de quem o alcança
Bernardo Caro
Até 21 de agosto de 2013
De segunda a sexta-feira,
das 8 às 18 horas

- Queimaduras de 3º Grau
Genivaldo Amorim
Escola de Extensão (Extecamp)
Até 22 de agosto,
De segunda a sexta-feira,
Das 9 às 17 horas 

- Faces do Feminino
Emilene Frigato
Faculdade de Ciências Aplicadas
Até 23 de agosto
De segunda a sexta-feira, das 11 às 14 horas
e das 18 às 19h30