Professores da rede pública
relatam experiências em seminário
05/07/2013 - 11:39
- Text:
- Images:
- Images Editor:

O Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada (GEPEC), da Faculdade de Educação da Unicamp, realiza até este sábado (6) o “VI Seminário Fala Outra Escola”. O tema desta edição é “Diálogo e Conflito: por uma escuta alteritária”. O encontro reúne professores de escolas públicas e privadas estaduais e municipais, docentes e pesquisadores de diferentes universidades do país. Eles propõem debates em torno das práticas escolares divididos em seis eixos: Cultura, Arte e Educação; Linguagem, Alfabetização e Conhecimento; Formação, Cotidiano e Saberes Profissionais; Práticas de Memória e Educação das Sensibilidades; Afetividade, Cognição e Desenvolvimento; Ética e Política na Escola e, por fim, Pedagogias Étnicas.
Realizado desde 2002, a partir das experiências anteriores do Gepec em debates sobre a escola, o seminário se tornou um espaço privilegiado para sistematizar e aprofundar a produção de conhecimentos na escola e na universidade. “O evento não valoriza somente a pesquisa, mas as vivências de professores e professoras falando sobre suas escolas e suas reflexões em favor do aprendizado dos estudantes”, afirma o coordenador do grupo e um dos organizadores do seminário Guilherme do Val Toledo Prado.
Segundo ele, na relação universidade/escola, tradicionalmente a primeira denunciou os problemas da segunda. “Nós queremos anunciar que, mesmo em condições precárias, os professores, em seu cotidiano, constroem experiências que contribuem com a universidade no sentido de aprimorar a pesquisa acadêmica”, ressalta.
Nesta edição, as atividades começam pela manhã e seguem até o período da noite no Centro de Convenções da Unicamp e nas dependências da Faculdade de Educação. A ênfase do encontro é na educação infantil e ensino fundamental. O seminário tem cerca de 700 participantes, entre inscritos e visitantes. A prefeitura de Campinas incentivou, com o ressarcimento do valor da inscrição, a presença de 140 professores da rede municipal da cidade.
No sábado o encerramento está previsto para as 12h00 após a palestra “Entre a escola e a universidade: construções dialógicas potentes”, ministrada pelos professores do Rio Grande do Sul Adail Ubirajara Sobral, da Universidade Católica de Pelotas, e Deliamaris Fraga Acunha, professora de escola pública em Porto Alegre.