Professores de matemática estão
desencantados, diz especialista

10/07/2013 - 14:36

/
Mesa de abertura do evento

Mesa de abertura do evento

A professora Dione Lucchesi de Carvalho

A professora Dione Lucchesi de Carvalho

O professor Luiz Carlos de Freitas, diretor da FE

O professor Luiz Carlos de Freitas, diretor da FE

Os professores de matemática não dispõem de espaço e nem de tempo para reflexão sobre o ensino e a aprendizagem da disciplina. De modo geral, eles estão desencantados com a prática profissional, o que faz consequentemente com que não tenham condições de encantar os alunos em sala de aula. A afirmação foi feita na manhã desta quarta-feira (10) pela professora Dione Lucchesi de Carvalho, durante a abertura do IV Seminário Nacional de Histórias e Investigações de/em Aulas de Matemática (SHIAM), que ocorre na Unicamp. Segundo a docente, que responde pela coordenação geral do evento, faltam políticas públicas voltadas às necessidades desses educadores.

Dione acrescentou que a maioria dos professores de matemática não somente se ressente de estímulos ao seu aperfeiçoamento, como muitos são punidos quando buscam essa alternativa. “Com frequência, temos relatos de educadores que tiveram o ponto cortado porque decidiram participar de alguma atividade voltada ao seu desenvolvimento profissional”, disse. No entender da especialista, o país precisa de políticas públicas que corrijam essas distorções. “Nesse sentido, o SHIAM tem muito a contribuir, pois ele é um espaço propício ao desenvolvimento de reflexões e de propostas destinadas ao enfrentamento desses e de outros problemas”, considerou.

Nesse sentido, o diretor da Faculdade de Educação (FE) da Unicamp, professor Luiz Carlos de Freitas, destacou que uma das ações possíveis é a aproximação entre a universidade e as escolas, especialmente as públicas. “Precisamos promover a conexão da pesquisa com a prática da escola e vice-versa, sem deixar de estabelecer também um link com as políticas públicas. Penso que esse tipo de articulação é fundamental para que possamos fazer frente aos desafios educacionais brasileiros”, afirmou.

O IV SHIAM prosseguirá até o próximo dia 12, com atividades distribuídas entre a FE e o Centro de Convenções da Universidade. Estão programadas oficinas, apresentações de comunicações e palestras. O evento é uma iniciativa do Grupo de Sábado (GdS), subgrupo do Grupo Prática Pedagógica em Matemática - Círculo de Estudo Memória e Pesquisa em Educação Matemática (Prapem) da FE/Unicamp. A programação completa pode ser conferida neste link.