Noventa jovens
sul-coreanos
vêm conhecer
o campus da
Universidade
17/07/2013 - 16:41
- Text:
- Images:
- Images Editor:
Uma delegação diferente daquelas que visitam oficialmente a Unicamp lotou o auditório na tarde desta quarta-feira (17). Cerca de 90 jovens sul-coreanos, que estão no Brasil para celebrar a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) na próxima semana, no Rio de Janeiro, vieram conhecer institutos e faculdades do campus, bem como o Centro Infantil Boldrini. A iniciativa foi do padre Norberto Tortorelo Bonfin, capelão há 17 anos do Hospital de Clínicas (HC), que vem tendo a ajuda de religiosos daquele país nas atividades desenvolvidas em Campinas.
“Todos os jovens estrangeiros inscritos para a Jornada Mundial são convidados a chegar antes para a Semana Missionária e conviver com a juventude local. Aqui em Campinas estamos recebendo quase 1.000 jovens do exterior, das mais diversas nacionalidades. A delegação coreana tem 180 pessoas”, explicou padre Norberto. “À Unicamp vieram 90 jovens, interessados em conhecer principalmente a área da saúde. Tudo está sendo filmado por uma equipe da TV coreana.”
Por feliz coincidência, o professor Yoon Kil Chang, coreano naturalizado, acaba de assumir como assessor da Vice-Reitoria Executiva de Relações Internacionais (Vreri) e ficou encarregado de recepcionar a grande comitiva. “A participação na JMJ é uma oportunidade única para que esses jovens conheçam a cultura e o modo de vida no Brasil, e também uma das melhores universidades do país. Quem sabe, no futuro, não surja o interesse de voltar por meio de intercâmbios e mesmo para trabalhar, já que existem muitas empresas coreanas sediadas aqui. Para a Unicamp, que está empenhada na internacionalização, é o momento de recepcioná-los com carinho.”
Os jovens coreanos foram divididos em sete grupos para visitas paralelas à Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA), Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC), Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), Hospital de Clínicas (HC), Faculdade de Ciências Médicas (FCM), Caism – Hospital da Mulher José Aristodemo Pinotti, e ao Centro Infantil Boldrini.
Durham University
Uma delegação da Durham University (Reino Unido), liderada pelo vice-reitor Chrisopher Higgins, esteve na Unicamp na manhã desta quarta-feira para assinatura de um acordo geral de cooperação entre as duas universidades, sobretudo nas áreas de engenharia do petróleo e de geociências. Phil Macnaghten, docente do Departamento de Geografia de Durham e professor visitante do Instituto de Geociências (IG), fez parte do grupo. Participaram da reunião professores do IG, da Faculdade de Engenharia Mecânica e assessores da Vice-Reitoria Executiva de Relações Internacionais (Vreve).
“A Universidade de Durham já nos visitou previamente e agora foi formalizado um convênio para começar a desenvolver as atividades de colaboração”, explicou o professor Alvaro Crósta, coordenador-geral da Unicamp. “A ideia é a troca de estudantes de pós-graduação, principalmente de doutorado, e de docentes e pesquisadores das duas instituições. O foco está no petróleo, mas há interesse também em outras áreas de geociências. Já temos um professor visitante no IG, que tem servido de elo de ligação com Durham, a terceira universidade mais antiga do Reino Unido e que figura entre as ‘top universities’ em ensino e pesquisa.”
Comentários
Fico feliz por ler essa
Fico feliz por ler essa notícia sobre a visita dos estudantes sul-coreanos, a qual mostra que é possível o convívio entre a visão de mundo religiosa e o espírito de pesquisa da Universidade, e que a solidariedade é um valor moral que pode ser encontrado em ambas.
Visita do Jovens Sul-coreanos
Felicito o Padre Norberto pela brilhante iniciativa!
Atenciosamente
Regina