Alunos apresentam
cenas de ópera no IA

23/07/2013 - 16:17

Antes de partir para dar sequência nos estudos de música na Ecole Normale de Musique de Paris, a soprano Nadia Zanotello encantou o público e os outros participantes do Festival Internacional de Ópera das Américas ao interpretar a personagem Ceci, da ópera El Guarani, do maestro campineiro Carlos Gomes. O dueto com o tenor estadunidense Kenton Jordan, intérprete de Peri, foi apresentado no auditório do Instituto de Artes da Unicamp, nesta terça-feira, durante a execução de cenas favoritas do repertório operístico internacional. A proposta de incluir a cena de Carlos Gomes foi da professora Kathryn Hartgrove, uma das diretoras do FIO-Américas. “A Nádia tem uma voz linda e cresceu muito durante o festival”, avaliou Sidnei Alferes, idealizador e um dos diretores do FIO-Américas.

Entre 11 cenas assinadas por Mozart, Bizet, Puccini, Polenc, Franz Lehar e Arthur Sullivan, Nadia declarou seu orgulho em apresentar parte do repertório de Carlos Gomes aos alunos estrangeiros. A cantora, formada em canto erudito pela Unicamp em 2010, também estava feliz por defender uma personagem interpretada por grandes sopranos brasileiras, entre elas a professora aposentada do Departamento de Música Niza CastroTank, com a qual teve oportunidade de cantar no final de 2012. “Desenvolvo um trabalho com o repertório de Carlos Gomes e considero muito importante ter uma cena dele lembrada num evento como este”, declarou Nádia.  

O resultado do trabalho desenvolvido entre os coaches (mestres) e os alunos no FIO-Américas pôde ser observado na qualidade das cenas, seja pela atuação cênica, vocal ou até mesmo pela pronúncia das letras em língua inglesa, alemã, italiana e francesa, segundo Alferes, um dos diretores. “Para a próxima edição, pensamos em óperas em língua portuguesa. Este ano, como os alunos estrangeiros não dominam o português, mas a maioria dos brasileiros entende o inglês, optamos por priorizar a língua inglesa”, explica Sidnei.

Em meio a tanto trabalho a ser realizado em um mês de aulas, ensaios e  montagens, os alunos tiveram apenas uma semana e meia de preparação das cenas apresentadas nesta terça-feira no Instituto de Artes, o que, na opinião de Alferes, não comprometeu a qualidade, pelo contrário, a avaliação é positiva. “O trabalho ficou muito bonito, assim como as óperas, que foram aplaudidas de pé nas cidades onde já foram apresentadas”, avalia Alferes.

A expectativa agora está direcionada aos concertos das óperas A viúva alegre (The Merry Widow), de Franz Lehár, que acontece nesta terça-feira, às 20h30, no Teatro Castro Mendes, em Campinas; Os Contos de Hoffmann (Les contes d’Hoffmann), de Jacques Offenbach; e A Cinderela (La Cenerentola), de Gioachino Rossini. As datas podem ser conferidas na programação do evento.

Mais sobre o festival no Portal da Unicamp.