Evento aborda integração entre tecnologia
da informação e projetos de construção

24/07/2013 - 14:18

/
Regina Ruxell

Regina Ruxell

Doris Kowaltowski

Doris Kowaltowski

Abertura do evento

Abertura do evento

Paulo Barbosa

Paulo Barbosa

Há três anos, o setor de construção civil registra taxa de crescimento acima de 10%. Um dos riscos impostos pela aceleração de crescimento no setor é a perda da qualidade dos projetos, na opinião do diretor da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC) da Unicamp, Paulo Sérgio Franco Barbosa. Essa foi uma de suas observações na abertura do 3º Simpósio Brasileiro de Qualidade do Projeto no Ambiente Construído (SBQP) e no 6º Encontro de Tecnologia de Informação e Comunicação na Construção, que tem como tema a Qualidade de Projeto na Era Digital Integrada. Para ele, o encontro, que acontece até sexta-feira (26), no Ciclo Básico do campus de Barão Geraldo, deve intensificar a integração entre profissionais das áreas de tecnologia da informação e de projetos com o propósito de atender melhor a sociedade atual, que conta com um novo perfil de usuário final, com demandas por tecnologias e facilidades.   

De acordo com a professora Doris Kowaltowski, uma das coordenadoras do encontro, a proposta, ao unir os dois eventos, é discutir com profundidade e variedade um tema extremamente necessário num momento de aceleração da taxa de construção civil. Para enriquecer o debate, a programação conta com pesquisadores brasileiros e seis pesquisadores do Exterior, que desenvolvem atividades nas quais aliam informática e qualidade.

Uma das mentoras do curso de arquitetura e urbanismo, Doris salienta que a Unicamp há muito tempo se preocupa em desenvolver pesquisas que aprimorem o processo de projeto. “O projeto é a origem do ambiente que habitamos, seja ele o espaço urbano ou uma edificação. A união entre mim e a Regina Ruxell para este evento integrado é uma ideia antiga, já que trabalhamos de forma integrada desde 1992, quando fizemos o primeiro projeto de pesquisa juntas, ela na área de informática e eu na área de projetos.”

Para Regina, integrar um grupo de arquitetos, que pensa em qualidade de projetos, e outro de engenheiros civis, que pensam em usar a tecnologia da informação aplicada à construção, é extremamente importante nos dias de hoje. Ela acrescenta que para o evento foram aceitos 147 artigos. “Quantidade que representa um volume importante de produção científica. Isso mostra que o evento reúne a nata de pesquisa científica nesses dois temas, tanto de brasileiros quanto de representações internacionais. Isso é uma oportunidade única”, pontua.

Perto de se aposentar, Doris toma o apoio da Unicamp ao acolher o evento como um presente da Universidade e relembra o início da integração de informática e qualidade em construção com o Projeto de Transferência de Inovação Tecnológica na Autoconstrução de Moradias (Titam), quando foi lançado o software Automet, utilizado para desenvolver plantas para autoconstrução a famílias de Campinas e região.

A realização conjunta do SBQP & TIC 2013 é organizada pelos Programas de Pós-Graduação em Arquitetura, Tecnologia e Cidade & Engenharia Civil da Unicamp com a colaboração dos Grupos de Trabalho Antacbb: Qualidade do Projeto & Tecnologia de Informação e Comunicação.