Programas de Estágio Docente e Apoio
Didático estimulam carreira acadêmica
05/08/2013 - 16:20
- Text:Da Redação
- Images:
- Images Editor:
Raquel Correia trouxe da Universidade Federal de Sergipe (UFS) uma rica bagagem em cirurgia na área de odontologia. Hoje, aluna do programa de doutorado da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP-Unicamp), ela tem a oportunidade de compartilhar o que aprende e desenvolve na área de cirurgia com alunos de graduação em aulas práticas de cirurgia. Há quatro semestres, esta tem sido sua missão no aprimoramento docente permitido pelo Programa de Estágio Docente (PED) da Unicamp. Nesta segunda-feira (5), ela esteve entre os participantes do 8º Encontro PAD/PED, realizado anualmente para orientar pós-graduandos selecionados para ministrar aulas a alunos de graduação de seus respectivos cursos e ressaltar a importância de ambos os programas para melhorar a qualidade da graduação na Unicamp.
De acordo com a professora Ana Maria Frattini Filetti, assessora da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, o evento, realizado no Centro de Convenções da Universidade, reuniu em torno de 1.200 alunos. Durante o encontro, os estagiários puderam ampliar seus conhecimentos sobre os programas e acompanhar mesas-redondas direcionadas a suas áreas de conhecimento. Assim como o PED, o Programa de Apoio Didático (PAD) também ampliou o número de bolsas nestes dez anos.
“Temos a obrigação de ensinar os alunos desde a preparação do paciente, passando pelo procedimento cirúrgico até o pós-operatório. Isso também nos incentiva a estudar mais”. A vontade de ensinar foi manifestada em atividade de monitoria na UFS e, o incentivo para participar do PED aumentou a motivação pela carreira docente.
Com formação em economia pela Universidade Federal Fluminense, Luma Souza Ramos, aluna do segundo ano de mestrado em teoria econômica, se diz animada a começar uma experiência docente, já que almeja o doutoramento e a carreira acadêmica. Este semestre, ela será professora de microeconomia na graduação do curso de economia da Unicamp. “Entrei em contato com os professores e participarei tanto de aulas como na elaboração de exercícios. Estou animada”, afirma.
A oportunidade de uma experiência na docência pode nortear a carreira de muitos alunos de pós-graduação, na opinião do assessor da Reiotoria Osvaldir Pereira Taranto. “Eles conhecerão o outro lado da moeda: o do ensino. Os programas devem incentivar a aptidão e a vocação para que se tornem professores no futuro.”