Instituto de Economia dá nome
de Jorge Tapia a novo auditório

16/08/2013 - 18:00

/
Inauguração do Auditório Jorge Tapia

Inauguração do Auditório Jorge Tapia

O reitor José Tadeu Jorge

O reitor José Tadeu Jorge

O diretor do IE, Fernando Sarti

O diretor do IE, Fernando Sarti

Mariano Laplane, presidente do CGEE

Mariano Laplane, presidente do CGEE

O Instituto de Economia (IE) da Unicamp inaugurou na tarde de sexta-feira (16) um novo auditório, batizado com o nome do professor Jorge Ruben Biton Tapia, que foi docente e diretor da unidade. Na oportunidade, também foi lançado o livro póstumo “Processos de concertação social em tempos de reformas: Holanda e Itália”, de autoria do homenageado. Ao falar sobre Tapia, que faleceu em 2009, o reitor José Tadeu Jorge destacou a importante missão institucional que ele cumpriu na Universidade. “O Jorge, além de bom amigo, sempre exerceu o papel de conciliador em todas as suas ações. Era um docente preocupado com o bom andamento da instituição e com o sentimento das pessoas”, afirmou.

De acordo com o diretor do IE, Fernando Sarti, inaugurar um auditório com o nome de Tapia é uma justa homenagem àquele que foi um professor dedicado e um pesquisador crítico. “Fico imaginando o Tapia analisando o processo de desconstrução social em andamento na Europa. Ele certamente teria muito a dizer”, inferiu, acrescentando que o novo espaço será usado para a defesa de teses, palestras e outras atividades acadêmicas.

O ex-diretor do IE e atual presidente do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), Mariano Laplane, também ressaltou a capacidade conciliatória de Tapia, de quem também foi amigo. “Ele conseguia transitar entre vários grupos em situação de conflito, bem como entender os vários pontos de vista colocados”. Laplane foi o autor da apresentação do livro de Tapia, que teve origem nas pesquisas que ele fez para a sua tese de livre docência.

“Trata-se de um trabalho de grande valor intelectual, mas também é um exemplo de dedicação ao ensino e à pesquisa. O Jorge trabalhou nesse estudo até os últimos dias de vida”, registrou Laplane. O livro tem versão em papel e no formato eletrônico. Nos próximos dias, ele estará disponível no site do IE. A cerimônia contou, ainda, com a presença da viúva de Tapia, a professora Silvia Figueirôa, do Instituto de Geociências (IG).