Ricardo Antunes
é homenageado
pelo Tribunal
Superior do
Trabalho

20/08/2013 - 14:35

O professor Ricardo Antunes (segundo à direita) na cerimônia do TST

O professor Ricardo Antunes, do Departamento de Sociologia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp, foi agraciado no último dia 14 de agosto com a Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho, no grau de comendador. A distinção é concedida pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) a personalidades civis e militares, nacionais ou estrangeiras, que tenham se destacado no exercício de suas profissões e se constituído em exemplo para a sociedade. A iniciativa da concessão da comenda foi do ministro Augusto César Leite de Carvalho. Na mesma ocasião, o Tribunal concedeu a mesma Ordem (post mortem) ao ex-deputado federal e ex-reitor da Unicamp, José Aristodemo Pinotti, no grau de grande oficial.

Ricardo Antunes afirmou que ficou muito satisfeito com a distinção. “Trata-se do reconhecimento do TST a um trabalho que é acadêmico, mas que tem repercussões na Justiça do Trabalho, com a qual venho dialogando há longo tempo. Como toda instituição, o Tribunal é crivado por diferenças, tensões e contradições. Nesse sentido, entendo como muito importante que segmentos da instituição tenham decidido prestar uma homenagem a alguém que faz uma defesa ardorosa dos direitos do trabalho”, comentou.

Tal defesa, continua o docente, tem se mostrado cada vez mais necessária diante das inúmeras ações voltadas à destruição das conquistas obtidas pelos trabalhadores. “Agora mesmo, há o risco da aprovação pelo parlamento brasileiro de um projeto de lei que pretende instaurar uma espécie de lei da selva no país. Esta matéria propugna a extinção da diferença entre as terceirizações das atividades meio e as atividades fins”, destacou Antunes.

A cerimônia de entrega da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho ocorreu em Brasília, na sede do TST. As Organizações Globo e o Grupo Olodum foram as duas instituições homenageadas com a distinção. A Ordem do Mérito foi instituída em 1970, e é realizada sempre no mês de agosto de cada ano. Constitui-se dos graus hierárquicos de Grão-Colar, Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro.

O Conselho da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho é composto pelo presidente do TST, ministro Carlos Alberto Reis de Paula (Grão-Mestre), e tem como membros o vice-presidente da Corte, ministro Antônio José Barros Levenhagen, o corregedor-geral da Justiça do Trabalho, ministro Ives Gandra da Silva Martins, o ministro João Batista de Brito Pereira e a ministra Maria Cristina Irigoyen Peduzzi.