Patrícia Asfora assume coordenação
do Centro de Saúde da Comunidade
26/08/2013 - 13:50
- Text:
- Images:
- Images Editor:
“Cheguei em Campinas em 1992, deixando para trás minha cidade, Recife. Era uma tarde chuvosa em que chegava ao aeroporto de Viracopos e desembarcava no Hospital de Clínicas da Unicamp com duas malas na mão. Ali começou a minha história com esta Universidade”, relatou a cardiologista Patrícia Asfora Falabella Leme, ao ser empossada nesta segunda-feira (26) como a nova coordenadora do Centro de Saúde da Comunidade (Cecom).
Patrícia Asfora cumprirá um mandato de quatro anos, de 2013 a 2017. Ela sucederá o pediatra Roberto Teixeira Mendes, que assumirá a responsabilidade pelo Departamento de Pediatria da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). A solenidade de posse aconteceu no anfiteatro do Gastrocento e foi prestigiada por docentes, funcionários, alunos e pacientes, que lotaram o recinto.
Presidiu a cerimônia o reitor José Tadeu Jorge e compuseram a mesa dos trabalhos o coordenador-geral da Universidade Alvaro Crósta, o pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários João Frederico Meyer e o chefe de Gabinete Paulo César Montagner. A pró-reitora de Pós-Graduação Ítala D’Ottaviano também esteve no local.
Ao deixar o cargo, Roberto Teixeira Mendes falou da alegria e ao mesmo tempo da tristeza de deixar a direção do órgão, sobretudo pela afinação que tinha alcançado com a equipe, a quem atribuiu grande parte do êxito de sua gestão. Quando chegou, relembrou ele, o Cecom passava por reformas. “Assisti ao seu florescimento. Reorganizamos o Pronto Atendimento e atuamos em importantes projetos como o Cecom nas Unidades, desenvolvemos o Programa de Câncer de Colorretal e atividades relacionadas às doenças crônico-degenerativas, além do Viva Mais e do Mexa-se”, destacou. Teixeira Mendes elogiou a sua sucessora, enfatizando a sua competência desde a época em que atuava no Pronto-Socorro do HC, atual UER (Unidade de Emergência Referenciada).
Patrícia começou expressando à plateia sua disposição para o cargo. "O meu coração transborda de alegria. Meu sonho se tornou uma conquista", comentou. A médica relatou que trabalhou 15 anos na UER do HC e que prestou concurso para o Cecom. Foi aprovada, atuou como médica e posteriormente como supervisora médica. Como parte de seu preparo, realizou os cursos do Programa de Desenvolvimento Gerencial (PDG) e Gestão por Processos (Gepro), os quais considerou fundamentais para o seu aprimoramento na área de administração.
Foi para o Ambulatório Médico de Especialidades (Ame) de Rio Claro em 2009, assumindo a sua coordenação em 2012. “Vejo que agora me sinto preparada para assumir o Cecom. Já estou aqui há 17 anos", contou. "Pretendo ouvir os nossos usuários e promover ações de melhorias. Procurarei superar as expectativas que sobre mim repousam”, comprometeu-se a cardiologista.
Tadeu Jorge agradeceu o trabalho feito por Teixeira Mendes e informou que o Centro de Saúde da Comunidade está, agora, ligado diretamente ao gabinete do reitor, tendo como foco o aprimoramento dos seus recursos humanos. Anteriormente, o Cecom estava ligado à Pró-Reitoria de Desenvolvimento Universitário (PRDU).
O reitor salientou também o vínculo e identidade de Patrícia Asfora com o Cecom, além de sua formação nos cursos do PDG e do Gepro. Também ressaltou o seu envolvimento no Planejamento Estratégicos da Unicamp. "O Planes vem sendo um valioso indicativo das ações para todos os órgãos da Universidade. Não havia dúvida de que um dia Patrícia assumiria o Cecom."
Assistência
O Cecom tem 27 anos. Oferece atendimento ambulatorial gratuito aos alunos, funcionários docentes e não docentes em diversas especialidades médicas, saúde mental, fisioterapia, nutrição, enfermagem e odontologia. Sua missão é desenvolver ações de promoção, proteção e reabilitação da saúde em nível ambulatorial, com equipe multiprofissional e interdisciplinar, propondo e implementando políticas de saúde articuladas em parceria com outros órgãos, buscando melhoria na qualidade de vida da comunidade da Unicamp.
Comentários
Parabéns Dra. Patrícia!
Parabéns Dra. Patrícia! Sucesso!!!!!
Parabéns Dra Patrícia!
Parabéns Dra Patrícia!
Minha médica querida! Te desejo muito sucesso...
Parabens querida e amada dra
Parabens querida e amada dra Patrícia... Deus a colocou em lugar de destaque para brilhar mais ainda e fazer o que mais sabe, curar corações nem sempre com medicamentos, mas muitas vezes com esse sorriso largo e encantador. Deus a abençoe nessa jornada.
Competencia afetiva
Tive a oportunidade de constatar durante o PDG em 2009 que a dra. Patricia, une, de forma muito inteligente, a competência profissional e a afetividade nas relações humanas que serão fundamentais neste novo desafio.sucesso.