Reitor cria câmara para
aprovar convênios em 1 mês

26/08/2013 - 10:27

Tadeu Jorge: trâmite reduzido

O reitor da Unicamp, professor José Tadeu Jorge, assinou resolução determinando a criação da Câmara para Análise e Aprovação de Convênios e Contratos, com o objetivo de reduzir para apenas 30 dias o tempo de trâmite destes processos, o que costuma demorar a média de seis a oito meses. A decisão datada de 16 de agosto foi publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo do último dia 21. A Câmara ficará subordinada diretamente ao gabinete do reitor.

“A questão dos convênios e contratos sempre representou uma dificuldade em relação à agilização da tramitação, que precisa ser segura do ponto de vista jurídico e institucional. Em geral, tratamos de convênios de pesquisa que não podem demorar meses e meses para serem assinados. Com a rápida evolução do conhecimento que vemos hoje, tanta demora pode fazer com que o plano de pesquisa deixe de ter atualidade, perdendo um pouco o sentido”, observa Tadeu Jorge.

Segundo o reitor, um estudo elaborado para verificar as causas da demora apontou a existência na Unicamp de uma tramitação linear dos convênios e contratos, etapa por etapa, com o envolvimento de inúmeros atores e instâncias. “A partir da unidade ou órgão, um processo passa por instâncias como as Comissões Centrais das Pró-Reitorias, Procuradoria Geral, Agência de Inovação e Diretorias de Administração e de Recursos Humanos. E, a cada etapa, dúvidas podem ser levantadas, sendo comum retornar a outras instâncias.”

O professor José Tadeu Jorge informa que, identificada a causa, decidiu-se por uma mudança radial na tramitação, com a criação de uma única instância para analisar convênios e contratos. “A ideia é reunir os vários atores na Câmara, ao mesmo tempo e no mesmo local. Após o parecer da Procuradoria Geral, o convênio é submetido aos olhares de todos e, em caso de dúvida, o presidente vai se encarregar de dirimi-la para a reunião seguinte.”

A Câmara para Análise e Aprovação de Convênios e Contratos se reunirá quinzenalmente, sendo composta por 15 representantes: os pró-reitores de Pesquisa, Graduação, Pós-Graduação e Extensão e Assuntos Comunitários; representantes das Comissões Centrais das Pró-Reitorias (CCP, CCG, CCPG e Conex); Procuradoria Geral (PG); Diretoria Geral de Recursos Humanos (DGRH); Diretoria Geral da Administração (DGA); Inova – Agência de Inovação da Unicamp; Vice-Reitoria Executiva de Relações Institucionais e Internacionais (Vreri); e Coordenadoria de Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa (Cocen).

Para presidir a Câmara, o reitor nomeou a professora Rosângela Ballini, do Instituto de Economia (IE). A expectativa é de que os trabalhos tenham início em 15 dias, depois da indicação dos demais representantes por suas respectivas instâncias. Na Universidade tramitam entre 700 e 800 convênios e contratos por ano.

Comentários

Parabéns ao reitor José Jorge Tadeu e equipe pela inciativa, providencial e importante para Universidade demorávamos longos meses e até conseguir iniciar um projeto tudo já estava defasado, valores, plano de trabalho e cronograma. Sem dúvidas teremos um grande avanço na produção na qualidade dos produtos dos projetos.

Como Secretário de Extensão louvo a iniciativa, isso com certeza dará mais agilidade a tramitação de convênios e contratos.
Sugiro que as Unidades também sejam ouvidas para oferecerem sugestões práticas sobre o assunto.

Infinitamente providencial a medida - espero que funcione como planejado e dinamize a assinatura de contratos a partir de agora.

Prezado Sr. Reitor,

Parabéns e pela iniciativa!

Me sinto contemplada porque trabalhei na Extensão da FE com Convênios/Contratos Nacionais e Internacionais, desde a autuação do processo no sistema de protocolo até a espera pelo executor do Relatório de Atividades Final.

Tive ajuda muitas vezes com a ajuda de estagiário e muitas fui incompreendida pelo executores por querer fazer tudo certo, conforme as normas vigentes e pela demora na formalização. Muitas normas mudavam no meio dos trâmites. No começo quando iniciei os trabalhos na extensão, "apanhei" bastante. Depois fui entendendo...

Como já senti na pele as dificuldades para tramitar os contratos e convênios na Universidade, não poderia deixar de manifestar-me favorável a essa importante mudança, acredito que os resultados positivos serão imediatos! Parabéns ao Professor Tadeu e equipe!!