Unicamp e Politécnica de
Valência ampliam parceria
03/09/2013 - 15:42
- Text:
- Images:
- Images Editor:

A Unicamp e a Universidade Politécnica de Valência (UPV), na Espanha, vão ampliar as ações de cooperação entre as duas instituições. Um termo aditivo a um convênio guarda-chuva já existente deverá ser assinado brevemente entre as duas partes, de modo a possibilitar o desenvolvimento de pesquisas em conjunto na área de planejamento energético aplicado a edificações. Os primeiros entendimentos nesse sentido foram mantidos na manhã desta terça-feira (3) durante visita do professor Francisco Javier Cárcel Carrasco, da UPV, à Universidade.
Carrasco foi recebido pela pró-reitora de Pesquisa da Unicamp, Gláucia Pastore, e pelo docente da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC), Carlos Alberto Mariotoni. De acordo com este último, o objetivo do termo aditivo é criar a oportunidade para o estabelecimento de pesquisas em áreas de interesse comum entre as universidades. No caso do planejamento energético aplicado a edificações, a ideia é focar os estudos em fontes renováveis de energia como a solar, a eólica e a biomassa.
Na Unicamp, os trabalhos envolverão integrantes do Grupo de Planejamento Energético e Sistemas Elétricos do Departamento de Recursos Hídricos da FEC e do Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético (Nipe). Pelos lados da UPV, participarão docentes e pesquisadores do Departamento de Construções Arquitetônicas da Escola Técnica Superior de Engenharia de Edificação.
Conforme o professor Mariotoni, Unicamp e UPV também firmarão convênios acadêmicos que permitam o intercâmbio de estudantes de graduação e pós-graduação, bem como de professores e pesquisadores. “Nós também pretendemos organizar eventos científicos conjuntamente, tanto aqui quanto lá”, adianta, acrescentando que os entendimentos têm recebido todo o apoio da PRP, na figura da professora Gláucia. Segundo o professor Carrasco, a parceria entre UPV e Unicamp é estratégica para a instituição espanhola. “A Unicamp é uma referência em pesquisas e nós temos todo o interesse em trocar experiências com seus cientistas”, afirmou.