Nepp organiza Seminário da Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação


O Núcleo de Estudos de Políticas Públicas (Nepp) da Unicamp, juntamente com Grupo de Estudos Sobre Organização da Pesquisa e da Inovação (GEOPI), do Departamento de Política Científica e Tecnológica (DPCT) do Instituto de Geociências (IG) e a Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA/Unicamp campus de Limeira), e a Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação (RBMA) promovem, entre os dias 25 e 27 de setembro, o V Seminário de Monitoramento e Avaliação que tem como tema "Experiências em Monitoramento e Avaliação: retrato da última década". O encontro, este ano, ocorre no campus da Unicamp. Mais informações no site https://www.rbma.net.br.

A Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação foi criada em dezembro de 2008 sob a liderança da Fundação João Pinheiro (FJP), do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do Banco Mundial (BM). O objetivo da Rede é promover o intercâmbio de experiências e conhecimento, disseminar informações relativas ao Monitoramento e Avaliação; promover o intercâmbio de experiências e conhecimento; disseminar e fortalecer a cultura de monitoramento e avaliação no Brasil.

Esse V Seminário que ocorre na Unicamp tem dois objetivos principais. Por um lado, pretende mapear e discutir as experiências de avaliação e monitoramento no país na última década a partir de relatos de práticas e resultados de avaliações concluídas ou em andamento de programas específicos e concretos. Por outro lado, pretende olhar para o futuro em termos de metodologias e ferramentas que despontam em avaliações e monitoramentos realizados no país.

O objetivo é mapear as diversidades e multiplicidade de experiências em M&A no Brasil e países vizinhos, no tocante às metodologias e teorias e os impactos dessas experiências em variados setores e ou organizações. Também se analisará comparativamente as experiências de formação, profissionalização e institucionalização de M&A para verificar o que têm se construído como inovação neste campo, no contexto do debate internacional de avaliação.

As experiências de monitoramento e avaliação, nacionais e internacionais, desenvolvidas na última década, têm contribuído para o aprimoramento das políticas públicas e iniciativas privadas, fortalecendo a democracia, a transparência e o controle social. A RBMA tem atuado na disseminação de experiências e conhecimentos neste campo e conta com 4.500 membros em todo o país.

A programação do V Seminário inclui seis minicursos e workshops, palestras, mesas redondas e 10 sessões temáticas, onde serão apresentadas 34 experiências (nacionais e internacionais), selecionadas por um comitê científico. Participarão especialistas, acadêmicos e gestores do Brasil e de diferentes países.

O encontro deste ano conta com o apoio da Fundação Roberto Marinho, INMETRO, CAPES, CLEAR América Latina, Fundação Itaú Social, SAGI/MDS, Banco do Nordeste, FAPESP, MAPP/UFC, UFOP, Agência Brasileira de Avaliação, COMEA, Fundação Maria Cecília Souto Vidigal e FAEPEX/Unicamp.