Estudante de Estatística conquista
prata na Olimpíada Mundial de Matemática

06/09/2013 - 14:52

/
Darcy Camargo

Darcy Camargo

Darcy Camargo

Darcy Camargo

Darcy Camargo, de 22 anos, acaba de chegar da Bulgária com o orgulho pendurado no pescoço. O estudante de Estatística da Unicamp conquistou a medalha de prata na 20ª edição da Olimpíada Mundial de Matemática, realizada em agosto. O evento é um dos mais importantes dessa modalidade e reúne estudantes de universidades do mundo todo. Este ano, a IMC (International Mathematics Competition) reuniu 321 participantes de 72 universidades diferentes e 50 países. Nesse contexto, conseguir uma medalha é fruto de muita dedicação, garante Darcy. No ano passado, quando participou pela primeira vez da competição, o estudante da Unicamp havia conseguido uma medalha de bronze. “Achei que esse ano, a competição estava muito mais difícil, pois o nível da prova estava realmente muito alto”, explica.

Darcy conta que do Brasil foram 18 estudantes, sendo dois da Unicamp. Participaram alunos do ITA, IME, USP, UFMG, dentre outras universidades brasileiras. No total, o Brasil voltou com 14 medalhas. São os russos os mais preparados para esse tipo de competição, segundo Darcy, e que geralmente têm o melhor desempenho. Não foi diferente esse ano, quando a Rússia ficou com as maiores premiações. “Conquistar a única medalha da Unicamp foi importante para levar o nome da Universidade e torná-la mais conhecida nesse cenário”, afirma o estudante.

Darcy é de Campinas e cursou Cotuca no ensino médio. Está no último ano do curso de Estatística e já faz planos para, talvez, um doutorado direto. “Participar deste tipo de olimpíada acaba sendo um estímulo para o desenvolvimento intelectual. Além disso, é muito motivador quando a gente percebe que, mesmo sendo difícil, é possível chegar lá!”, completa Darcy.