Espaço Fernandes Naday de Arte Contemporânea de Campinas será inaugurado com exposição de Sylvia Furegatti


Polimorfos e sequentes, exposição de Sylvia Furegatti, professora do Departamento de Artes Plásticas (DAP) do Instituto de Artes (IA) da Unicamp, inaugura no dia 21 de setembro, às 11 horas, o Espaço Fernandes Naday de Arte Contemporânea de Campinas. A mostra é composta por objetos, desenhos e uma instalação artística. Os trabalhos foram criados tendo como base e estrutura a forma e a simbologia da pedra diamante.

O Espaço Fernandes Naday está localizado na rua Antonio Lapa 1180, no bairro do Cambuí. A exposição ficará aberta ao público de 23 de setembro a 8 de novembro. As visitas podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 14 às 18 horas.

A materialidade das peças da mostra, particularmente as tridimensionais, avança o interesse e estudos pelo vidro, já presente em projetos anteriores da artista.

No novo espaço expositivo, que foi estudado anteriormente à elaboração das peças, o vidro assume o caráter protetor/expositor de formatos e conteúdos ligados ao cristal diamante. Além do vidro transparente, o espelho e a coloração aplicada fazem parte dos trabalhos criados.

As peças de parede apresentam vidro espelhado e serigrafado em preto. Amparadas por uma parede cinza grafite, pequenas caixas de vidro em sequência abrigam peças modeladas no formato do diamante lapidado. São feitas de cera de abelha, material escolhido por sua característica orgânica e qualidade visual translúcida. 

Na sala principal um painel de desenhos em nanquim de caráter projetual estudam as configurações possíveis para este diamante e também uma torre de 2,00 cm (h) com outra peça de cera de abelha que solicita ao espectador posicionar-se na busca de visualizá-la, por baixo, pela transparência da base de vidro, ou a certa distância.
(Hélio Costa Júnior)