Na Unicamp, Itaú Cultural divulga
novidades sobre programa “Rumos”

17/09/2013 - 12:30

/
Edson Natale, do Itaú Cultural

Edson Natale, do Itaú Cultural

Público confere a apresentação

Público confere a apresentação

O novo formato do programa Rumos Itaú Cultural, criado há 16 anos para apoiar projetos e pesquisas sobre arte e cultura brasileiras, foi apresentado na manhã desta terça-feira (17), no Centro de Convenções da Unicamp. Os detalhes foram trazidos por Edson Natale, gerente do Núcleo de Música do Itaú Cultural. De acordo com ele, as alterações promovidas tornaram o processo de seleção mais aberto e ampliaram o espaço para propostas de caráter multidisciplinar. As inscrições foram abertas no último dia 3 de setembro e se estenderão até 14 de novembro.

De acordo com Natale, a principal mudança promovida tornou o programa mais adaptável aos projetos apresentados e não o contrário. “Deixamos de lado o modelo convencional de edital para adotar um processo de seleção mais aberto e multidisciplinar. Outra novidade é que em vez de várias comissões de especialistas, agora teremos uma única comissão interdisciplinar para analisar as propostas. Esta comissão poderá interagir com os concorrentes, propondo, por exemplo, diálogos entre os artistas selecionados”, detalhou.

O representante do Itaú Cultural informou, ainda, que o programa como um todo conta com recursos da ordem de R$ 11 milhões. Os projetos contemplados podem receber apoios de até R$ 400 mil. Podem concorrer pessoas físicas com idade mínima de 16 anos (também duplas, trios, coletivos ou grupos) e pessoas jurídicas com sede no Brasil. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site rumositaucultural.org.br.

As modalidades previstas são: Circulação de repertório; Criação e/ou produção de obra; Desenvolvimento de plataformas e softwares; Documentação; Finalização de projetos; Formação; Pesquisa; Publicação; Crítica; Residência; Oficina, seminário, encontro e similares; além de outras possibilidades. Os resultados serão divulgados em 27 de maio. Até o encerramento das inscrições, representantes do Itaú Cultural estarão percorrendo o Brasil para divulgar o programa.