Cemeq atinge os 10 mil computadores
entregues às unidades e órgãos da Unicamp

23/09/2013 - 15:30

/
José Alberto (esq.) e Antônio Cesar, do Cemeq

José Alberto (esq.) e Antônio Cesar, do Cemeq

Equipamento disponível para entrega

Equipamento disponível para entrega

Funcionário registra número de patrimônio

Funcionário registra número de patrimônio

Área de suporte: garantia intermediada

Área de suporte: garantia intermediada

O Centro para Manutenção de Equipamentos (Cemeq) atingiu a marca de 10 mil computadores, servidores e notebooks fornecidos para os órgãos e unidades da Unicamp. Atualmente o Cemeq realiza a compra de equipamentos já disponíveis no mercado com qualidade internacional. O procedimento resulta em uma economia anual da ordem de R$ 300 mil para a universidade, segundo o diretor de serviço de informática do órgão, José Alberto Nascimento da Fonseca Júnior. 

“Adquirimos uma média de mil equipamentos por ano. Conseguimos, portanto, realizar compras em escalas. Isso permite um preço bem inferior comparado àquele, por exemplo, que o fornecedor praticaria caso uma unidade fosse comprar estes computadores individualmente. Além disso, ganhamos em qualidade e confiabilidade. O nosso foco é trabalhar para evitar a quebra de equipamentos na Unicamp, pois isso significaria alto prejuízo para a Universidade”, justifica o diretor do Centro.

Ele lembra que desde 1999 a proposta já era fornecer equipamentos de qualidade para as unidades interessadas. “Naquele momento era mais viável comprarmos os componentes e montarmos os computadores. Ao longo do tempo começamos a mandar fazer os equipamentos usando as especifícações determinadas por nós. E, mais recentemente, apuramos melhor o nosso procedimento de compra e começamos a adquirir os equipamentos disponíveis no mercado”, situa José da Fonseca Júnior.

O diretor-associado do Cemeq, Antônio Cesar Favaro, ressalta que as unidades não são obrigadas a comprarem seus equipamentos diretamente do Centro. Apesar disso, ele calcula que as compras do órgão já representam a renovação de metade do parque computacional da Unicamp. 

“É importante dizer que os equipamentos comprados pelo Cemeq são testados e patrimoniados com código de barras. Mesmo assim, se houver alguma falha, a garantia é toda intermediada por nós. O nosso usuário não vai precisar se envolver neste processo”, salienta Antônio Favaro. Ele acrescenta que o Centro disponibiliza um serviço de cotação online em sua página para facilitar os trâmites burocráticos. 

Sistema de Registro de Preços
As compras de computadores, servidores e notebooks têm sido realizadas pelo Cemeq por meio do Sistema de Registro de Preços (SRP), modalidade já regulamentada na Unicamp. O registro de preço é um processo mais simplificado e que resulta em economia e qualidade nas aquisições de produtos e serviços dos órgãos públicos. A modalidade está em conformidade com as novas regras adotadas pelo Governo Federal e Tribunal de Contas da União (TCU).

O procedimento se baseia no planejamento de um ou mais órgãos públicos para futura contratação de bens e serviços. Neste caso as empresas vencedoras assumem o compromisso de fornecer bens e serviços a preços e prazos registrados em uma ata específica. A contratação, por meio de concorrência pública ou pregão, só é realizada quando melhor convier aos órgãos que integram essa ata.