Olimpíada
de História
convoca
301 equipes
finalistas
23/09/2013 - 15:17
- Text:Divulgação ONHB
A quinta edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil, realizada pelo Departamento de História, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp convoca nesta segunda-feira (23), 301 equipes para participar da grande final. A prova e a cerimônia de premiação acontecem nos dias 19 e 20 de outubro, em Campinas.
Todos os estados brasileiros serão representados. O estado do Rio Grande do Norte lidera o número de representantes na final, com 69 equipes. São Paulo é o segundo estado com o maior número de finalistas (51) e o Ceará tem a terceira posição (26). Cada equipe é composta por três estudantes (a partir do 8º ano do Ensino Fundamental) e um professor de história.
As equipes convocadas têm até a próxima sexta-feira (27), para manifestar interesse em participar da final. No caso de desistência, a ONHB acionará gradualmente as equipes classificadas na lista de espera. De acordo com a organização, a disputa foi acirrada, com a nota de corte superando a pontuação da quarta edição, realizada em 2012.
Incentivo
Seguindo a tradição das edições anteriores, a ONHB irá custear as despesas de viagem de trinta e duas equipes. Serão vinte e sete equipes de cada estado, de escolas públicas ou privadas, e cinco equipes de escolas públicas, de cada região do país, que obtiveram a pontuação mais alta. Aos professores dessas trinta e duas equipes, será oferecida a possibilidade de participação em um curso de formação presencial, que acontecerá na Unicamp de 21 a 25 de outubro, com a participação de historiadores renomados da Unicamp e outras universidades convidadas.