Palestra sobre organização e apresentaçãodo Lume
marcam homenagem ao dia do secretário

Fotos: Nathani Mota


A palestra “Organize sua casa e ambiente de trabalho; organize sua vida!” e a peça “O Não Lugar de Ágada Tchainik” ilustraram a programação do evento em homenagem ao Dia do Secretário em 30 de setembro, realizado no Auditório da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp. O evento é fruto da parceria entre o Grupo Gestor de Benefícios Sociais (GGBS), a Faculdade de Ciências Médicas (FCM), o Hospital de Clínicas (HC), o Hemocentro, o Gastrocentro, o Hospital da Mulher Prof. Dr. José Aristodemo Pinotti – Caism – e Centro de Saúde da Comunidade – Cecom – da Unicamp.

Durante a cerimônia de abertura, a pró-reitora de Pesquisa Gláucia Maria Pastore destacou as qualidades dos secretários que tornam o trabalho na Unicamp mais prazeroso e mais fácil. “Dentre essas qualidades, está a capacidade de entender o ser humano a sua volta e tornar tudo humanamente mais agradável”, afirmou.

A pró-reitora de Desenvolvimento Universitário da Unicamp, Tereza Dib Zambom Atvars, defendeu a importância da valorização dos três conjuntos de profissionais que atuam na na construção da Unicamp: professores, pesquisadores e funcionários. “Dizer que um segmento de profissionais é mais importante não é verdade. Sem algum desses setores a Unicamp não seria o que é.”

Tereza também afirmou que o Dia do Secretário é um momento de agradecimento e reconhecimento ao trabalho desses profissionais. “Obviamente o momento é de agradecimento ao trabalho que vocês realizam, mas mais do que isso é o reconhecimento da importância que vocês têm para todos os outros setores da universidade e para os serviços que vocês viabilizam”, declarou.

Paulo Cesar Montagner, chefe de Gabinete; Ivan Felizardo Contrera Toro, diretor da FCM; José Roberto Matos Souza, coordenador de administração do HC; Julia Yoriko Shinzato, diretora associada do Caism; Sara Teresinha Saad, coordenadora do Hemocentro, Nelson Adami Andreollo, Coordenador do Gastrocentro; Patrícia Asfora Falabella Leme, coordenadora do Cecom; Ademilde Félix Gomes, coordenadora adjunta da Diretoria Geral de Recursos Humanos (DGRH); e Edison Cardoso Lins, coordenador do GGBS; também participaram do evento.

Organização sem neurose

Após a mesa de abertura, Camila Vannuccini, organizadora profissional e criadora da empresa Remodelar, subiu ao palco para dar dicas sobre organização durante a palestra “Organize sua casa e ambiente de trabalho, organize sua vida!”. Vanuccini defendeu a ideia de uma ordenação livre, leve, rápida, customizada e fácil. “Não conseguimos seguir regras de ‘tem que’ fazer alguma coisa. Vai de cada um e é preciso entender cada pessoa”, afirmou.

Camila apresentou cinco regras – repensar, reduzir, recriar, reutilizar e reciclar – para colocar ordem na casa e ambiente de trabalho não “ser uma ação aleatória”. O objetivo é diminuir a tranqueira cotidiana que faz todo mundo perder tempo. “Bagunça boa é só de festa. A outra só traz tristeza e stress.”

Convite a imaginação

“É teatro e eles esperam que a gente faça alguma coisa” avisa Ágada aos coelhos de pelúcia e companheiros de estimação durante a apresentação da peça “O Não-Lugar de Ágada Tchainik” que seguiu a programação da Homenagem ao Dia Do Secretário. O espetáculo do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais da Unicamp - Lume Teatro é dirigido pela canadense Sue Morrison e estrelado por Naomi Silman.

Durante uma hora, Ágada não fez só “alguma coisa”. Ela convidou o público, que não é simplesmente um expectador em seu espetáculo, ao seu mundo imaginário e instigante. Em meio a referências de “Noviça Rebelde”, filme norte-americano de 1930, e “Jardim Secreto”, livro escrito por Frances Hodgson Burnett, os funcionários da Unicamp tiveram que a ajudar a se equilibrar, cantaram, deram as mãos para se unir em uma corrente, seguraram elementos do cenário numa experiência de interação e participação.

Gislene Perpétuo Gonçales, secretária da diretoria da Fundação de Desenvolvimento da Unicamp (Funcamp), ficou atenta às provocações da artista e ganhou um papel breve e improvisado na peça. Gislene se tornou uma “fadinha” e fez sua estreia como atriz nos palcos da FCM. “É minha primeira vez na Homenagem do Dia do Secretário em 25 anos de Unicamp. É também minha primeira experiência com teatro e foi muito boa e especial”, contou.

Assista a um trecho da apresentação:


 

 


Matérias relacionadas

mais
mais
mais
mais
menos
mais