Palestra sobre organização e apresentaçãodo
Lume
marcam homenagem ao dia do secretário
Fotos: Nathani Mota
A palestra “Organize sua casa e ambiente de trabalho; organize sua vida!” e a peça “O Não Lugar de Ágada Tchainik” ilustraram a programação do evento em homenagem ao Dia do Secretário em 30 de setembro, realizado no Auditório da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp. O evento é fruto da parceria entre o Grupo Gestor de Benefícios Sociais (GGBS), a Faculdade de Ciências Médicas (FCM), o Hospital de Clínicas (HC), o Hemocentro, o Gastrocentro, o Hospital da Mulher Prof. Dr. José Aristodemo Pinotti – Caism – e Centro de Saúde da Comunidade – Cecom – da Unicamp.
Durante a cerimônia de abertura, a pró-reitora de Pesquisa Gláucia Maria Pastore destacou as qualidades dos secretários que tornam o trabalho na Unicamp mais prazeroso e mais fácil. “Dentre essas qualidades, está a capacidade de entender o ser humano a sua volta e tornar tudo humanamente mais agradável”, afirmou.
A pró-reitora de Desenvolvimento Universitário da Unicamp, Tereza Dib Zambom Atvars, defendeu a importância da valorização dos três conjuntos de profissionais que atuam na na construção da Unicamp: professores, pesquisadores e funcionários. “Dizer que um segmento de profissionais é mais importante não é verdade. Sem algum desses setores a Unicamp não seria o que é.”
Tereza também afirmou que o Dia do Secretário é um momento de agradecimento e reconhecimento ao trabalho desses profissionais. “Obviamente o momento é de agradecimento ao trabalho que vocês realizam, mas mais do que isso é o reconhecimento da importância que vocês têm para todos os outros setores da universidade e para os serviços que vocês viabilizam”, declarou.
Paulo Cesar Montagner, chefe de Gabinete; Ivan Felizardo Contrera Toro, diretor da FCM; José Roberto Matos Souza, coordenador de administração do HC; Julia Yoriko Shinzato, diretora associada do Caism; Sara Teresinha Saad, coordenadora do Hemocentro, Nelson Adami Andreollo, Coordenador do Gastrocentro; Patrícia Asfora Falabella Leme, coordenadora do Cecom; Ademilde Félix Gomes, coordenadora adjunta da Diretoria Geral de Recursos Humanos (DGRH); e Edison Cardoso Lins, coordenador do GGBS; também participaram do evento.
Organização sem neurose
Após a mesa de abertura, Camila Vannuccini, organizadora profissional e criadora da empresa Remodelar, subiu ao palco para dar dicas sobre organização durante a palestra “Organize sua casa e ambiente de trabalho, organize sua vida!”. Vanuccini defendeu a ideia de uma ordenação livre, leve, rápida, customizada e fácil. “Não conseguimos seguir regras de ‘tem que’ fazer alguma coisa. Vai de cada um e é preciso entender cada pessoa”, afirmou.
Camila apresentou cinco regras – repensar, reduzir, recriar, reutilizar e reciclar – para colocar ordem na casa e ambiente de trabalho não “ser uma ação aleatória”. O objetivo é diminuir a tranqueira cotidiana que faz todo mundo perder tempo. “Bagunça boa é só de festa. A outra só traz tristeza e stress.”
Convite a imaginação
“É teatro e eles esperam que a gente faça alguma coisa” avisa Ágada aos coelhos de pelúcia e companheiros de estimação durante a apresentação da peça “O Não-Lugar de Ágada Tchainik” que seguiu a programação da Homenagem ao Dia Do Secretário. O espetáculo do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais da Unicamp - Lume Teatro é dirigido pela canadense Sue Morrison e estrelado por Naomi Silman.
Durante uma hora, Ágada não fez só “alguma coisa”. Ela convidou o público, que não é simplesmente um expectador em seu espetáculo, ao seu mundo imaginário e instigante. Em meio a referências de “Noviça Rebelde”, filme norte-americano de 1930, e “Jardim Secreto”, livro escrito por Frances Hodgson Burnett, os funcionários da Unicamp tiveram que a ajudar a se equilibrar, cantaram, deram as mãos para se unir em uma corrente, seguraram elementos do cenário numa experiência de interação e participação.
Gislene Perpétuo Gonçales, secretária da diretoria da Fundação de Desenvolvimento da Unicamp (Funcamp), ficou atenta às provocações da artista e ganhou um papel breve e improvisado na peça. Gislene se tornou uma “fadinha” e fez sua estreia como atriz nos palcos da FCM. “É minha primeira vez na Homenagem do Dia do Secretário em 25 anos de Unicamp. É também minha primeira experiência com teatro e foi muito boa e especial”, contou.
O GGBS organizou no dia 30/09/2014 a homenagem ao dia do secretário no Espaço Cultural Casa do Lago. A programação do evento começou às 9h e se estendeu até as 17h com atividades diversas. A homenagem contou com a presença de Patrícia Asfora Falabella Leme, coordenadora da Coordenadoria de Serviços Sociais - CSS/Cecom; Ademilde Félix Gomes, coordenadora adjunta da Diretoria Geral de Recursos Humanos (DGRH); Maurício Calixto de Andrade, diretor executivo da Agência para a Formação Profissional da Unicamp (AFPU); José Braga, assessor da Coordenagoria Geral da Universidade (CGU) e Maria Cristina de Oliveira Duque, reponsável pelos eventos do GGBS.
O diretor executivo da AFPU destacou a importância da qualificação profissional para os funcionários que exercem atividades secretariais na Unicamp. A AFPU resgatou este ano o programa de qualificação e treinamento de habilidades técnicas secretariais para 360 profissionais.
Maurício afirmou para o público presente que muitos órgãos da Universidade poderiam funcionar somente com a secretária. “Só a secretaria seria suficiente para esses órgãos funcionarem bem, porque elas tem conhecimento histórico e acumulativo das atividades”, declarou.
A coordenadora adjunta do DGRH também enfatizou a importância da qualificação profissional e exigiu que as profissionais tivessem um olhar futurístico da atividade. “Nós não podemos esquecer que os processos de trabalho na Universidade se transformam e os docentes e profissionais já tem um outro olhar hoje em dia. Nós temos que acompanhar essas mudanças”, afirmou.
Ademilde citou várias competências específicas que são exigidas de um secretário, como conhecimento de tecnologias, gereciamento de projetos, habilidades comunicacionais, conhecimento de recursos humanos. Ela reconhece essas mudanças pois trabalhou como secretária quando entrou na universidade há 28 anos.
A Dra. Patrícia aproveitou a oportunidade e homenagiou a sua secretária Maria de Jesus Lissoni Carnevale e definiu a confiança como principal características desses profissionais. “Quando confio em alguém estou querendo dizer que essa pessoa estará tão orientada para atender os meus interesses quanto eu estaria se estivesse no lugar dele”, afirmou Patrícia.
Maria Cristina, que representou o coordenador do GGBS Edison Cardoso Lins, ressaltou a importância do evento que é organizado pelo GGBS desde 2008. Segundo ela, os secretários já esperam por esse evento que prestigia a profissão.
Após a abertura, Orlando Carlos Furlan, Assistente Técnico de Unidade do Instituto de Economia, ministrou a palestra "Secretário(a) com atitude: A chave do sucesso!".
Atividades em Grupo
Este ano, o evento também ofereceu uma aula de Dança de Salão oferecida pelo funcionário do GGBS Amaury Fernandes e uma Oficina de Mosaico com a artista plástica Sandra Chedid Racy. O objetivo das atividades era estimular a integração entre os profissionais que estavam no evento.
A Oficina foi oferecida em dois momentos da homenagem e teve a participação de 88 secretários. Sandra conduziu a atividade com apoio de Marcia Antonelli, responsável pelas oficinas de pintura oferecidas pelo GGBS; Josélia F. Oliveira do Carmo, da AFPU e Stella Cadeu Costa, da Casa do Lago
A atividade consistia em decorar uma caixa com pedras de mosaico, e para isso os participantes precisavam trocar as peças e exercitar a comunicação entre eles para que a permuta fosse feita e a atividade concluída. Ao final, os funcionários da Unicamp puderam compartilhar os sentimentos e impressões sobre o momento.
[24/09/2013] Um trabalho que exige disciplina e paciência. Dia 30 de setembro é comemorado o dia do Secretário, e a Unicamp homenageou todo o secretariado, nos mais variados setores, na manhã desta terça-feira (24/09). O evento, realizado pelo GGBS em parceria com a Diretoria Geral de Recursos Humanos (DGRH), e a Agência de Formação Profissional da Unicamp (AFPU), aconteceu no auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), e teve uma efetiva participação do público.
Paulo César Montagner, chefe de gabinete, esteve presente na homenagem, na qual aproveitou para agradecer a todos os secretários e cumprimentar pelo ótimo serviço prestado ao longo de anos. “A Unicamp não seria nada sem o belo trabalho de vocês. É preciso ressaltar todos os dias esses agradecimentos. Parabéns a todos”, disse. Maurício Calixto, diretor da AFPU, Ademilde Felix, coordenadora adjunta da DGRH, e Edison Lins, coordenador do GGBS, também estiveram no evento, e parabenizaram o secretariado da Universidade.
Incentivo e reconhecimento, esses são alguns dos fatores que Carlos Biasi, secretário do departamento operatório do CAISM, evidencia no trabalho diário dos secretários. “É necessário a valorização da nossa carreira. Somos extremamente importantes, e se essa devida valorização estiver concretizada com certeza o trabalho só irá melhorar cada vez mais”, comenta o secretário que trabalha há mais de 26 anos na universidade.
Já Rosália Cardoso, secretária da unidade de internação também no CAISM, diz que o treinamento e a atualização para a profissão deveria ser primordial, pois complementa o serviço diário de cada unidade da universidade.
Ainda no evento, a Troupe Per Tutti encenou uma divertida peça teatral, relatando o dia a dia dos secretários. No final, o Coral Zíper na Boca apresentou alguns dos maiores sucessos da banda inglesa Beatles. Foram sorteados também diversos brindes de alguns parceiros do evento, entre eles a Mary Kay, e a Sam’s Club.
O GGBS e a Unicamp parabeniza a todos os secretários e agradece pelo carinho e dedicação prestado.
[27/09/2012] Na quinta-feira (27/09), o Grupo Gestor de Benefícios Sociais (GGBS), em parceria com a Agência de Formação Profissional da Unicamp (AFPU), prestaram uma homenagem a todos os funcionários administrativos com atividades secretariais na Unicamp.
O evento, que teve início às 9h no auditório 5 da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), foi composto por uma mesa solene com as presenças do coordenador geral da Unicamp, Edgar Salvadori De Decca - representando o reitor, Fernando Costa - o chefe de gabinete, José Ranali, a diretora da AFPU, Gláucia Lorenzetti, e o coordenador do GGBS, Edison Lins.
O professor De Decca reforçou a importância da comemoração do dia do secretário como uma oportunidade para, além da homenagem, também se refletir sobre o papel deste profissional. “Nenhuma relação dentro da universidade é tão pessoal e tão direta quanto aquela que as chefias têm com o seu secretário e com o corpo administrativo. Isso faz com que a gente perceba que os secretários constituem também uma área de saber na universidade”, afirma.
Em sua fala, Gláucia leu o poema “Foi um Momento”, do escritor Fernando Pessoa, a partir do qual enfatiza a importância do trabalho diário do secretariado e a sua colaboração para a harmonia de todos os setores da Unicamp.
José Ranali agradeceu a todos os secretários que, com sensibilidade e competência, desempenham seu trabalho. Ele aproveitou também para homenagear a todos os presentes no evento com uma passagem do poema “Morte e Vida Severina”, do escritor João Cabral de Melo Neto.
“(...) Somos muitos Severinos
iguais em tudo e na sina:
a de abrandar estas pedras
suando-se muito em cima,
a de tentar despertar
terra sempre mais extinta,
a de querer arrancar
algum roçado da cinza (...)”
A homenagem teve continuidade com uma palestra ministrada pelo consultor organizacional Rogério Carlino, intitulada “Superando Limites”. Ao final, o funcionário do GGBS e professor de dança Amaury Fernandes e sua esposa, a coreógrafa Isabel Pieroni, realizaram uma apresentação de dança com os ritmos do samba de gafieira e uma dinâmica com os participantes, no ritmo da salsa.
A comissão organizadora do evento, composta por Maria Cristina de Oliveira Duque (GGBS), Eliana Pietrobom (Relações Públicas – FCM), Antonio Alberto Ravagnani (Relações Públicas – HC) e Clarice Almeida Rosa (Relações Públicas – CAISM), em conjunto com diversos parceiros comerciais sortearam prêmios a todos os presentes.
Programação
27 de setembro de 2012 (quinta-feira), às 9 horas, no
auditório 5 da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp.
09:00
Cerimônia de abertura
09:15
Palestra: SUPERANDO LIMITES
"O grande desafio do mundo contemporâneo é a MOTIVAÇÃO DA EQUIPE, pessoas trabalhando com o coração, com paixão na BUSCA DE RESULTADOS".
Palestrante: Rogério Carlino. Rogério Carlino é palestrante, conferencista profissional e pesquisador do comportamento humano. Consultor Organizacional, formado em Capacitação Empreendedora (Empretec/ONU-Sebrae), Master Practitioner em Programação Neurolinguística (PNL), Coach Certificado pela ICI International Association of Coaching Institutes de Berlim Alemanha e ECA European Coaching Association de Düsseldorf Alemanha e Especialista em treinamento de Alta Performance. É Professor de Direito e História, Advogado Empresarial, com extensão universitária em Direito Processual Civil.
10:30
Apresentação de dança com Amaury Fernandes e Isabel Pieroni com os ritmos de samba de gafieira e dinâmica com os participantes no ritmo salsa.
11:30
Sorteios
12:00
BRUNCH de encerramento
Haverá stands com expositores: hotéis, cosméticos.
Realização:
GGBS - Grupo Gestor de Benefícios Sociais
AFPU - Agência de Formação Profissional da Unicamp
Apoio:
FCM / HC / CAISM
Comissão Organizadora.
- Maria Cristina de Oliveira Duque (GGBS)
- Eliana Pietrobom - Relações Publicas (FCM)
- Antonio Alberto Ravagnani - Relações Públicas (HC)
- Clarice Almeida Rosa - Relações Publicas (CAISM)
A Agência para a Formação Profissional da Unicamp - AFPU e o Grupo Gestor de Benefícios Sociais - GGBS prestaram uma homenagem, mais que merecida, aos técnicos administrativos com atividades secretariais na Unicamp. A comemoração do Dia do Secretário foi realizada no dia 01 de outubro, no Hotel Vila Rica, em Campinas.
Para a abertura das atividades foi realizada uma sessão solene e foram convidados a fazer parte da mesa Carlos Alberto Rodrigues Santos, coordenador de eventos institucionais, Edison Cardoso Lins, coordenador do GGBS, Gláucia Beatriz F. Lorenzetti diretora da AFPU, Patrícia Maria Morato Lopes, coordenadora da DGRH, Mohamed Habib, pró-reitor de assuntos comunitários, José Ranali, chefe de gabinete, e representando o reitor Fernando Ferreira Costa, Edgar Salvadori De Decca, coordenador-geral da Universidade.
Cada um ao seu modo agradeceu às secretárias e secretários pelo excelente trabalho que é realizado no dia-a-dia. Carlos Alberto ressaltou o trabalho de assessoria em todos os níveis desenvolvido pelos profissionais do secretariado. Edison Lins lembrou a importância de encontros como esse para a valorização dos profissionais da Unicamp. Gláucia Lorenzetti por sua vez disse que o intuito é também de prestigiar todos os profissionais que desenvolvem algum tipo de trabalho secretarial. Gláucia comentou sobre a participação de alguns membros da comissão organizadora do evento no VI Congresso das Secretárias das Universidades Brasileiras, realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O objetivo da participação apenas dos membros da comissão foi o de entender aonde a Unicamp pode se aproximar do evento e posteriormente incentivar a participação dos funcionários da Universidade com a apresentação de trabalhos nos moldes do III Simtec, realizado em maio de 2010.
Patrícia Morato em analogia ao ditado popular, que diz que por trás de todo grande homem existe uma grande mulher, disse por trás de todo grande gestor existe sempre uma boa secretária. Patrícia relembrou o trabalho que é feito a exaustão pelos secretários e secretárias, e é sempre feito da melhor maneira possível. José Ranali em suas palavras disse que é fundamental prestar uma homenagem a esse grupo de pessoas que heroicamente completam todas as tarefas com muita competência. E para deixar sua homenagem recitou um poema de Ferreira Gullar, intitulado "Traduzir-se". O pró-reitor Mohamed Habib discursou sobre o sucesso dos institutos e da administração da Unicamp é resultado do bom trabalho que as secretárias e secretários desempenham, e que uma boa secretária sempre consegue guiar corretamente os gestores, e ainda, que sem esse bom trabalho sem nenhuma dúvida as grandes realizações não seriam possíveis.
O professor Edgar De Decca, fez um breve discurso para agradecer à comissão organizadora pelo exímio trabalho feito para que o evento acontecesse. Em seguida falou sobre o papel da secretária, disse que, uma boa secretária é aquela capaz de guardar os segredos dos chefes, preservá-los dos assédios que ocorrem diariamente e ajuda ainda seus dirigentes a ponderar suas ações e atitudes. E por ter esse nível de comprometimento as secretárias por sua vez também sofrem os mesmos assédios que seus gestores. "A Unicamp, através de suas ações, da o exemplo sobre como deve ser respeitado o ambiente de trabalho e como pode ser resguardado os profissionais de uma área tão sensível, que a da administração", finalizou De Decca.
Daniela do Lago foi a convidada para apresentar uma palestra motivacional. O tema foi "Seja Lider em Sua Vida: É Hoje!", e expos de forma simples e direta o que é preciso para se sentir motivado no trabalho: visão (para o futuro), disciplina (para transformar a visão em realidade) e paixão (que é o combustível da motivação).
Logo em seguida, foram sorteados alguns brindes para o público presente e todos receberam uma flor como lembrança.
Após o almoço foi a vez da apresentação teatral: "A Comédia da Secretária", que de forma lúdica mostrou as dificuldades pelas quais as secretárias passam no seu dia-a-dia. Apesar do tema sério a companhia de teatro tirou muitos risos da platéia que não se conteve a cada encenação.
Elizete Alves Ferreira, do Dep. de Clínica Médica da FCM, achou ótima a homenagem prestada, ela que já participou de edições anteriores do Encontro das Secretárias da Unicamp, e disse que sempre se surpreende com as atrações.
Roseli do Rosário Rodrigues, secretária do IC, afirmou que o dia foi excelente. A reflexão que a palestra motivacional e o teatro trazem é muito importante. "Mesmo que nós já tenhamos visto uma palestra motivacional, o reforço da ideia é de suma importância", disse Roseli.
A comissão organizadora do evento foi formada por representantes de diversos setores da Unicamp e composta por Marinez Juliani PRDU, Maria Cristina de Oliveira Duque GGBS, Maria Helena Salateo CT, Cláudia Fassina CCUEC, Fatima Filomena Mafra Christoforo AFPU, Roberta de Q. M. Mologni DGA e Dulcinéa Bordignon ASCOM, e receberam aplausos tanto dos convidados à mesa solene quanto pelos presentes no auditório pelo trabalho de qualidade de um evento que já esta em sua sétima edição.
A Agência de Formação Profissional da Unicamp (AFPU), em parceria com o Grupo Gestor, realizou no último dia 30 de setembro, um evento em comemoração ao ‘Dia do Secretário’.
Para a abertura foi preparada uma execução do hino nacional, interpretada pelos músicos e professores Israel Calixto e Domigos Ramos dos Reis. Em seguida, Edgar De Decca, vice-reitor da Universidade; Gláucia Lorenzetti, diretora da AFPU; Edison Lins, coordenador do GGBS e o Prof Carlos dos Anjos, coordenador de eventos institucionais, parabenizaram as secretárias e secretários, homenageados do dia, e os órgãos envolvidos pela iniciativa, que acontece pelo 4° ano.
“São eventos como esse que exemplificam como é possível aproximar as pessoas e reconhecer o valor de suas ações”, afirma De Decca. Ele também enfatiza que a comemoração é um resgate da história dos funcionários e da Universidade: “Relembrando, fazemos com que a Unicamp não perca a sua história de passado”.
O coordenador do GGBS aproveitou a oportunidade e o enfoque do evento para convidar os presentes para outras ações (III Simtec e I Encontro de Funcionários) que, assim como a homenagem aos secretários, pretende valorizar este segmento da Unicamp.
Após a abertura, a palestra “A arte de saber ouvir”, proferida por Clayton Levi, assessor chefe da Assessoria de Comunicação e Imprensa (Ascom) da Unicamp, abordou sobre o tema comunicação.
Durante a palestra, o jornalista apresentou os elementos que participam do processo comunicativo, os diferentes tipos de linguagens e maneiras de se comunicar, e deu dicas para torná-los mais eficiente. “As pessoas respondem de maneira diferentes a mensagens iguais e para evitar um ruído ou a má interpretação do que é dito, é necessário entender o perfil dos vários participantes da comunicação e adequar a mensagem ao receptor”, explica Levi. O assessor ainda ressaltou que 99% da rotina de uma secretaria depende da boa comunicação: “São os secretários que estão no meio do processo e se comunicar bem evita muitos problemas”.
De acordo com Lorenzetti, o tema da palestra foi selecionado a partir de uma pesquisa entre os membros da categoria.
Secretários prestigiam o evento
Roseclar Aparecida Corte é secretária do Comvest e trabalha na Unicamp há 21 anos. Apesar da timidez, a funcionária confessa que procura se comunicar bem e há todo o tempo. “A comunicação é fundamental para garantir a eficiência do nosso trabalho”, revela.
Desempenhar o papel de secretário também é a tarefa diária de Juarez Silva na Faculdade de Educação (FE). “Amo a profissão. Ela é complexa, exige sigilo e honestidade por parte do profissional”, diz. Para ele, a atividade ainda requer muita atenção: “nós sempre precisamos estar antenados a qualquer tipo de informação e ter respostas na ponta da língua”, brinca.
Já para Queila Rosane Botelho, secretária do Centro de Ensino de Línguas, da Reitoria, o importante de se comunicar bem é “fazer com que a pessoa receba a informação e saia satisfeita”, e ela confessa que busca isso todos os dias na profissão.
Como já é tradição na Unicamp, foi realizado no dia 1º de outubro, mais uma edição do Encontro de Secretários.
O evento, organizado pela AFPU - Agência de Formação Profissional da UNICAMP, com apoio do GGBS, foi realizado no auditório da FCM e reuniu cerca de 200 funcionários da universidade que exercem atividades de secretariado.
Prestigiaram o Encontro o reitor José Tadeu Jorge, o vice-reitor Fernando Ferreira Costa, o pro-reitor Paulo Eduardo Moreira Rodrigues da Silva (PRDU), a diretora da AFPU Glaúcia Beatriz Lorenzetti e Edison Lins, coordenador do GGBS. Todos ressaltaram em seu pronunciamento a importância de cada profissional e a valiosa contribuição de cada um para a universidade, frisando a importância da função do secretário para o bom andamento dos serviços administrativos.
O palestrante convidado, Guilhermo Santiago, falou sobre "A arte da Impossibilidade", e propiciou a todos os presentes momentos de alegria e descontração. “Cabe a cada um escolher o caminho a seguir: ser otimista ou pessimista diante dos desafios” - frisou Guilhermo aos presentes - que o tempo todo convidou-os a refletirem sobre os desafios e atitudes que constantemente somos envolvidos no dia a dia.
No encerramento houve distribuição de brindes e confraternização dos presentes, com mesa de canapés e música.
Matéria sobre o evento publicada no Portal Unicamp