Treinamento em Plataforma Microsoft
Azure reúne alunos e pesquisadores

15/10/2013 - 16:42

Treinamento no IC

Cerca de 60 pesquisadores e alunos da área de Computação da Unicamp, USP, UFSCar e UFMG, entre outros, reuniram-se nesta terça-feira (15), durante todo o dia, na sala 351 do Instituto de Computação (IC) para passarem por um treinamento com a Microsoft Research dos Estados Unidos e do Brasil. A iniciativa visa ensinar a usar a plataforma Microsoft Azure, destinada à pesquisa.

Trata-se de uma plataforma de cloud computing, ou “nuvem computacional”, termo usado para esse tipo de computação que é feita fora do seu ambiente, na Internet. O curso prossegue até quinta-feira (17), das 9 às 12 horas, dia dedicado a tirar dúvidas dos participantes com o pessoal da Microsoft sobre como pensar em projetos para desenvolver essa plataforma. Mais informações.

A ideia é que os participantes consigam rodar experimentos dessa plataforma num conjunto de computadores que está na Microsoft, distribuído na Internet, explica o professor do IC Luiz Bittencourt, um dos organizadores do treinamento na Unicamp. Essa plataforma, conta ele, em geral é utilizada para diversas aplicações, entre elas a de armazenar dados e criar uma aplicação dentro dela que se executa na Internet.

A importância do treinamento está no uso da plataforma para desenvolver pesquisas. “É possível ter um conjunto de computadores que executa experimentos, mas que não consegue lidar com toda a quantidade de dados disponibilizados ou com toda a quantidade de computação necessária. Então pega-se parte da computação necessária para rodar experimentos e gerar resultados científicos, colocando-as para executar nessa plataforma na Internet. Com isso, pretende-se auxiliar as pessoas a executarem mais rapidamente suas pesquisas, de modo a paralelizar atividades, ao invés de executá-las de forma sequencial nos seus computadores, sintetiza o professor Luiz Bittencourt.