Pibid/Unicamp
tem evento
para balanço
e início de
nova etapa
24/10/2013 - 15:11
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Acontece no dia 30 de outubro, das 8h30 às 17 horas, o 5º Encontro e 1ª Mostra Pibid/Unicamp – o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, financiado pela Capes para fomentar a participação de estudantes de licenciatura em ações cotidianas e trabalhos educativos nas escolas públicas. A comunidade universitária está convidada a conferir perto de 250 trabalhos desenvolvidos pelos bolsistas da Universidade, dentro de um leque de 17 subprojetos cobrindo as mais diversas áreas. O auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) foi o local escolhido para as comunicações orais, exibição de pôsteres e oficinas.
Os professores Guilherme do Val Toledo Prado e Eliana Ayoub, que coordenam o Pibid/Unicamp no âmbito da Comissão Central da Graduação (CCG) da Pró-Reitoria de Graduação (PRG), informam que este evento marca o encerramento da primeira etapa do programa iniciado em 2010. “Começa agora uma nova etapa de quatro anos, com outra forma de organização junto às universidades brasileiras. Se todos os projetos que apresentamos para o edital da Capes forem aprovados, vamos atender a todos os 16 cursos de licenciatura da Unicamp a partir de 2014 (faltam ainda os de matemática e enfermagem)”, adianta Guilherme Prado.
Cada subprojeto é coordenado por um docente da Universidade e supervisionado por um professor da escola, com a bolsa variando conforme a função exercida pelo estudante de licenciatura. Já passaram pelo programa aproximadamente 750 bolsistas, por períodos médios de três a seis meses, mas com alguns deles permanecendo nas escolas por até um ano e meio. “O balanço é bastante positivo porque tantos os professores universitários como os das escolas acabam estreitando relações para construir ideias que incentivem o bolsista nas ações na escola”, acrescenta Prado.
Eliana Ayoub afirma que a inserção do aluno de licenciatura na escola é ininterrupta, sem seguir o calendário semestral como ocorre nos estágios curriculares obrigatórios, que são essenciais mas pedem o cumprimento das disciplinas regulares. “Os bolsistas participam inclusive do planejamento das escolas em termos letivos, durante as férias. Para nós é uma feliz coincidência que o 5º Encontro e 1ª Mostra do Pibid aconteça praticamente junto com o Pibic [Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica], que já tem forte tradição na Unicamp. Queremos um evento semelhante, pois está se construindo, também, uma cultura voltada para a formação de professores, no caso de iniciação à docência.”
O mais importante, na opinião de Guilherme Prado, é que o bolsista vai compreendendo a dinâmica da escola e da sala de aula, os aspectos relativos à disciplina para a qual está se formando e também a importância do trabalho em parceria com colegas de outras áreas. “Vários subprojetos trabalham a interdisciplinaridade, característica que fomentamos muito na Unicamp. Com essa nova configuração do programa, pretendemos que os projetos conversem uns com os outros de maneira mais articulada, através do trabalho conjunto de coordenadores e supervisores das diferentes áreas.”
Nesse sentido, Eliana Ayoub oferece os exemplos de dois subprojetos de caráter multidisciplinar que serão apresentados no evento de 30 de outubro. “Um deles, desenvolvido numa escola de ensino médio, envolve bolsistas de educação física, pedagogia, geografia, ciências sociais e artes (dança, música e artes visuais), tendo como tema as relações humanas dentro da escola. Outro exemplo de projeto no ensino médio reúne a licenciatura integrada em física e química com a licenciatura em biologia, resultando em trabalhos em sala de aula, laboratório e de estudos do meio.”
Os coordenadores observam que o Pibid é voltado exclusivamente para escolas públicas, com a prerrogativa de atender aquelas com baixo Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), embora não somente, podendo contemplar experiências exitosas. “Até esse ano de 2013, chegamos a 23 escolas, majoritariamente de Campinas. Mas se nosso projeto for aprovado pela Capes, vamos atender a 36 ou 37 unidades, chegando a cidades vizinhas como Valinhos, Hortolândia e Sumaré. E, pelo novo edital, poderemos trabalhar também com escolas de educação infantil.”
Comentários
PIBID
Parabéns aos dois coordenadores pelo belíssimo trabalho que vêm desenvolvendo.